sexta-feira, 22 de abril de 2016

Caindo na Graça

Caindo na Graça
Roteiro: Marcus Nati
Autoria: Everton Figur

SINOPSE: Guilherme é um jovem cristão que ouviu sempre o pastor falar sobre a Graça de Deus, mas nunca entendeu o que isso significava. Então resolve estudar um pouco mais sobre o assunto. Quando estava estudando, Guilherme acaba pegando no sono... Esta peça está baseada em Romanos 3.
Personagens: Jair, Guilherme, Paulo (Apóstolo).
CENA 1
Cenário: uma mesa e uma cadeira no centro do palco e uma Bíblia em cima. Entra Guilherme... ele está apreensivo e com olhar de dúvida.  
Gui- Eu já ouvi muito o pastor falar sobre graça de Deus, mas nunca me explicou direito o que é essa graça!
Jair- É verdade, eu também não entendi direito esse negócio de graça!
Gui- Eu tenho muitas dúvidas. É verdade que todos somos inclinados para o mal?
Jair- Por que Jesus teve vir e morrer?
Gui- Vou pegar minha bíblia e pesquisar.
Jair- Enquanto você pesquisa vou fazer algo para comer.
Jair sai de cena. Guilherme abre a bíblia e começa a ler, mas acaba pegando no sono e cai de cara em cima da bíblia. Guilherme está desacordado. Apagam-se as luzes...
CENA 2
Quando as luzes se ascendem novamente, Guilherme está em pé, ao seu redor, construções do período do Novo Testamento. Pode ser Corinto, cidade que supostamente Paul tenha escrito a carta aos Romanos. Guilherme olha ao redor sem saber onde está...
Gui- Mas o que aconteceu? Aonde eu estou? Caramba, será que é um sonho, acho que vim parar dentro da bíblia.
Entra um homem com vestimentas comuns do tempo do Novo Testamento. É Paulo, o Apóstolo, ele traz consigo um pergaminho.
Paulo- Olá, meu jovem. Eu sou o Apóstolo Paulo, precisas de ajuda?
Gui- Paulo, me chamo Guilherme. Eu tenho algumas dúvidas sobre o plano da graça de Deus.
Paulo- Tu estás com sorte, meu jovem. Eu estou justamente com uma carta que enviarei para os cristãos de Roma, onde trato sobre este assunto. É muito bom que queiras saber.
Gui- Ouvi o pastor falar, então resolvi pesquisar no Novo Testamento sobre o assunto e encontrei alguns escritos seus que falam da graça.
Paulo- Novo Testamento? Como assim, meu nome aparece nesse Novo Testamento?
Gui- Ah...! Sim, aparece alguns escritos seus.
Paulo- E tu sabes o que acontecerá comigo?
Gui- Tem alguma coisa lá, mas é melhor você nem saber, se não “vai te cair os butiás do bolso”.
Paul-Butiá?
Gui- Deixa para lá, vamos ao que interessa! É verdade que todos nós somos inclinados para o mal?
Paulo- Olha, aqui nesta carta eu menciono o que dizem as Escrituras Sagradas:
Näo há ninguém que seja justo. Ninguém.
Näo há ninguém que compreenda; näo há ninguém que busque a Deus.
Todos andam fora do caminho e todos se perdem. Näo há quem faça o bem. Nem um só.
(Rm 3:10-12)
Paulo- Sabemos que o que a lei diz é dita para os que vivem debaixo da lei. Para que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras.
Gui- Mas se nenhum de nós consegue cumprir a lei, todos nós estamos condenados? Como podemos ser aceitos por Deus?
Paulo- Sim, ninguém consegue cumprir a lei. Mas Deus estabeleceu um plano. O Plano da Salvação por sua graça.
Gui- Como assim?
Paulo- Deus mostrou que o meio que ele aceita o pecador, não tem nada a ver com a lei. Moisés e os profetas dão o testemunho do seguinte:
Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que creem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, por sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Jesus, que os salva.
(Rm 3.22-24)
Gui- Como assim? Somos salvos somente por meio da fé em Jesus Cristo?
Paulo- Sim! “Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que pela sua morte na Cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem perdão dos seus pecados, pela fé nele. Com isso Deus quis mostrar que ele é justo. No passado Ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que creem em Jesus. ” (Rm 3.25-26).
Gui- Então a lei mostra que eu sou pecador, mas como não consigo cumprir a lei, Deus mandou seu Filho, Jesus para cumprir a lei em nosso lugar e ainda morrer para pagar o preço pelos nossos pecados? Cristo nos reconciliou com Deus?
Paulo- Isso mesmo, meu jovem. Bom, agora tenho que ir, preciso enviar logo esta carta para Roma. Sabe como que é hoje em dia o serviço de correio né?
Gui- Valeu, Paulo. Obrigado, foi bom conversar contigo...espero poder te encontrar novamente um dia.
 Paulo- Se eu não perder a cabeça até lá.
Paulo sai de cena.
Gui- Alias, Paulo... o que é o seu espinho na carne? Nunca saberemos!
 Apagam-se as luzes.

CENA 3
Guilherme está deitado na mesma posição do final da CENA 1. Jair entra e o acorda.
Jair- Acorda Guilherme, acorda!
Gui- Nossa...que sonho!
Espreguiçando-se, olha para os dois lados, confuso.
Gui- Acho que sonhei que estava conversando com o Apóstolo Paulo e agora entendi.
Jair- O que você entendeu?
Gui- Que o ser humano é depravado. Dentro do seu coração é que surgem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, adultérios, ambições, inveja, arrogância e insensatez. Isso tudo procede de nosso interior e nos torna impuros. A lei abriu os meus olhos, Jesus Cristo me aproximou de Deus. A salvação não depende de minha decisão ou dos meus méritos. Depende de Deus, por sua graça.
Jair- Ei... e o que você está fazendo aqui parado? É hora de anunciar essa maravilhosa notícia.
Gui- Isso. Já sei...irei escrever uma peça de teatro para que todos possam assistir e entender de uma forma simples o que é essa maravilhosa graça de Deus.  
Jair- Vai ficar “massa”!
Sai Guilherme...apagam-se as luzes.

FIM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário