sexta-feira, 22 de abril de 2016

Chaves em: Natal na Vila

Chaves em: Natal na Vila
Autor: Everton Figur

Sinopse: Esta peça é inspirada no famoso seriado mexicano “Chaves” e conta uma história diferente e divertida de natal. Enquanto todos os moradores da vila estão se preparando para o Natal, o Chaves não tem com quem comemorar. Mas neste Natal será diferente.
Personagens: Chaves, Chiquinha, Kiko, seu Madruga, dona Florinda, e professor Girafales.
Cenário: O cenário é a vila do Chaves. No lado esquerdo a entrada da vila, uma escadaria e o barril do Chaves, no centro a casa da dona Florinda e à direita, a casa da dona Clotilde mais ao fundo e ao lado a casa do seu Madruga. Do lado esquerdo tem um presépio montado.
Figurino: Todos personagens estão vestidos de acordo com o personagem do seriado.
Luzes e som: Haverá uma luz para iluminar todo o palco durante as cenas de dia e uma luz fraca para iluminar as cenas noturnas. Abertura será a música original do seriado e cada troca de cena haverá uma música de fundo que pode ser uma usada no seriado também.
CENA I     
Seu Madruga entra carregando uma árvore de natal que colocará em frente à sua casa. O Chaves está brigando com o Kiko e entra correndo atrás dele com uma bola grande de plástico.
Chaves: Volta Aqui Kiko, eu quero brincar também!
Os dois ficam rodeando seu Madruga.
Madruga: (Irritado) - Já chega vocês dois, antes que eu perca a paciência! Os dois param de correr.
Chaves: Ninguém tem paciência comigo.
Madruga: Claro, você é insuportável, você e o Kiko!
Kiko: Eu o que?
Madruga: Insuportável, não sabe o que é isso?
Kiko: (Faz uma cara de “sim” e volta atrás) - Aahhh!! Não sei!
Madruga: Ah,deixa pra lá, estou perdendo meu tempo com vocês. Tenho que montar logo esta árvore de Natal aqui na vila.
Kiko: Deixa a gente ajudar, vai diz que sim, vai siiiimm!
Chacoalhando o braço do seu Madruga, que o olha com irritação!
Chaves: Zás, Zás, daí a gente coloca as bolinhas, as velinhas, os presentes e...
 Fala enquanto chuta o ar.
Madruga: Não! Eu vou montar sozinho!
Chaves e Kiko: Aaahh!
Seu Madruga sai, Chaves volta a correr atrás do Kiko e saem de cena.
Chaves: Deixa eu brincar com essa bola Kiko!
CENA II
Entra dona Florinda com sua sexta de compras e com pressa. Ela está voltando da feira e a sexta está cheia de compras. Entram Kiko e chaves correndo e derrubam toda a sexta. Enquanto isso, seu Madruga sai de sua casa com o pinheirinho e coloca na frente de sua casa e vai ver o que aconteceu com dona Florinda.
Madruga: O que aconteceu?
Florinda: (Irritada) -Tudo culpa do senhor, seu Madruga!
Madruga: Minha?
Dona Florinda dá um tapa em seu Madruga, que gira e fica furioso. Enquanto isso, Kiko e Chaves terminaram de ajuntar todas as compras. Dona Florinda pega a sexta e fala para o Kiko.
Florinda: Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha!
Kiko: (Batendo no peito do Madruga) Getalha, gentalha pruuu!
Florinda: E da próxima vez, vai derrubar a sexta de sua vó!
Dona Florinda e Kiko entram casa.
Chaves: Seu Madruga, sua vovozinha também tem uma sexta dessas?
Madruga dá um peteleco na cabeça do Chaves que sai chorando e entra no barril.
Madruga: Fique sabendo que minha vovozinha vai toda semana na feira.
Seu Madruga entra em sua casa.  
CENA III
Sai Chiquinha e dá uns chutes no barril do Chaves.
Chiquinha: Chavinho, Chavinho!
Chaves: Não tem ninguém!
Chiquinha: Ah, Chaves pode sair logo daí que eu sei que você está ai.
Chaves: O que foi? (Irritado)
Chiquinha: Ah, que grosso!
Chaves: Você queria o que? Seu pai fica me batendo.
Chiquinha: Deixa isso para lá Chaves. Meu pai deixou as coisas para montar o pinheirinho tudo aqui fora. O que você acha de a gente brincar de montar o pinheirinho para o meu pai?
Chaves: Boa ideia.  Eu coloco as bolinhas e você arruma as velinhas!
Chiquinha: Vamos lá!
Os dois começam a montar o pinheirinho e a Chiquinha entra em casa e traz uma estrela para pôr no topo do pinheiro.
Chaves: Chiquinha, você sabe para que a estrela no topo do Pinheirinho?
Chiquinha: A, não sei não. Deve ser só mais um enfeite. O que interessa é ganhar presente na noite de Natal.
Os dois continuam montando a árvore. Chega o Kiko e quer ajudar.
Kiko: Posso ajudar? Chaves se levanta e diz que não!
Chaves: Não!
Kiko: Ah, vai, diz que sim vai siiim! Puxando o braço do Chaves.
Chaves: Está bom, mas não me irrite!
Os três continuam a montar a árvore.
Chiquinha: Chavinho! O que você vai fazer na noite de natal?
Chaves: (tristonho) -Não sei, eu nunca tive natal na minha vida. Nunca ganhei presente de Natal.
Chiquinha: Ah que pena Chavinho!
Chaves: Chiquinha, para que serve o Natal?
Chiquinha: Para mim é para ganhar presentes e comer bastante! E para você Chaves?
Chaves: Eu não sei. Não ganho presente e nem como nada no natal. É só um dia como os outros!
Kiko: Para mim é para comer bastante e ganhar minha bola quadrada.
Os três terminam de montar a árvore e sai o Kiko e a Chiquinha.
CENA IV
Chaves está triste no pátio e chega o professor Girafales.
Girafales: Chaves, o que aconteceu? Está triste!
Chaves: É por causa do natal!
Girafales: Natal? Mas é a noite mais alegre do ano. Porque você está triste por causa do Natal?
Chaves: É que eu nunca tive um natal na vida!
Girafales engole seco.
Girafales: Bom Chaves. Isso não é nenhum crime, nunca ter tido um natal!
Chaves: Eu também nunca ganhei presentes. O Kiko e a Chiquinha vão ganhar presentes e eu não vou ganhar nem um se quer!
Girafales: Chaves, você sabe o que significa o Natal?
Chaves: É para todo mundo ganhar presente e comer bastante!
Girafales: Não, Chavinho. O Natal é o aniversário do menino Jesus. No dia 25 de dezembro comemoramos o aniversário do nosso Salvador, o Filho de Deus.
Chaves: Então porque todo mundo dá presentes uns para os outros no natal? Deveriam dar para Jesus!
Girafales: Nós nos presenteamos, por que Deus nos presenteou primeiro.
Chaves: Como assim?
Girafales: Jesus é o filho de Deus, enviado ao mundo para trazer a salvação. Ele nasceu em Belém, em uma manjedoura. Ele era tão simples e humilde como você, Chaves.
Chaves: Ah bom. Então ele era pobre, como eu?
Girafales: Sim, Chaves. Ele era muito humilde. Mas ele nos deu o maior presente que podemos ganhar em toda nossa vida. Ele nos deu a salvação eterna.
Chaves: Nossa, e eu também vou ganhar este presente?
Girafales: Claro que sim Chaves! Ele deu a salvação para todos os que nele creem.
Chaves: O Kiko e a Chiquinha também ganharam?
Girafales: Claro que sim. Deus deu este presente para toda a humanidade. Lembre-se Chaves, o importante no natal, é lembrarmos o quanto Deus nos ama, a ponto de nos dar o seu filho.
Chaves: (agora mais feliz) – Nossa que legal.
Chega a dona Florinda e avista o professor Girafales, toca a música dos dois que se olham apaixonados. Chaves tenta chamar a atenção dele, mas não consegue.
Florinda: Professor Girafales!
Girafales: Dona Florinda!
Florinda: O Senhor não quer entrar e tomar uma Xícara de café.
Girafales: Se não for muito incomodo!
Florinda: Claro que não, queira entrar!
Girafales: Depois da Senhora.
Os dois entram em casa.
CENA V
O Chaves continua no quintal da vila e entra em seu barril. Passa uma noite. O palco escurece, no fundo uma música do seriado. A luz se ascende novamente e o Chaves sai do Barril. Quando chega o seu Madruga.
Madruga: Chavinho!
Chaves: Não, não fui eu! Com medo que apanhar de novo.
Madruga: Não foi o que?
Chaves: O senhor não vai me bater?
Madruga: Claro que não. Porque eu te bateria? Ainda mais hoje que é natal!
Chaves: Hoje é natal?
Madruga: Sim, é hoje!
Chaves: Ah bom. Chaves fica triste.
Madruga: Bom, Chaves. Quer jantar comigo e com a Chiquinha hoje?
Chaves: Zás, Zás...
Madruga: Está bem, está bem... te espero lá em casa hoje à noite então. Seu Madruga entra em casa e o Chaves continua na vila. Nisso, sai o Kiko de casa.
Kiko: Chavinhooo!! Olha o que eu ganhei de presente! Kiko mostra uma bola de plástico nova.
Chaves: Não me importo, pois eu ganhei um presente muito maior e mais bonito!
Kiko: Ah, me mostra, vai.
Chaves: Não dá para ver, pois foi Deus que me deu.
Kiko: Deus?
Chaves: Sim, Deus. Ele me deu seu filho para ser meu salvador. E é isso que significa o natal. O Natal é o aniversário de Jesus.
Kiko: Que legal Chavinho! Eu também quero este presente.
Chaves: Ele já é seu também. Deus o deu para todos nós.
Kiko: Vou correndo contar para minha mãe!
Kiko sai correndo para dentro de casa. Anoitece, a luz fica mais fraca. O Chaves continua no pátio da vila e todos personagens começam a sair de casa e desejar “feliz natal” um para o outro. Cada um entra em sua casa para cear e o Chaves fica do lado de fora. Nisso a Chiquinha volta e chama o Chaves para entrar também.
Chiquinha: Chavinho, você não vem?
Chaves: Vou ficar aqui um pouco. Já entro.
Chiquinha: Está bem!
Chiquinha entra em casa. O Chaves se aproxima do presépio e senta do lado da manjedoura.
Nisso começa a tocar a música “queria ter sido um pastor”.  Entram várias crianças vestidas conforme os personagens do seriado cantando junto com o Chaves (ou os personagens saem de suas casas e cantam junto com ele).




















Queria ter sido um pastor            
Daqueles que na noite bela
Chegaram para ver Jesus
Seguindo a luz de uma estrela

Queria ter sido um pastor
Este era um sonho meu
Cantar quando aconteceu
Quando ele nasceu... menino Deus!

Eu sei que também houve reis
E anjos tão cheios de amor
No entanto essa noite eu apenas
Queria ter sido um pastor!


Queria ter sido um pastor
Ter ido correndo ao casebre
Cantando com o coração
Alguma canção muito alegre

Queria ter sido um pastor
Veria um bebê sem igual
Não esqueceria jamais
A noite de paz... de Natal!

Eu sei que também houve reis
E anjos tão cheios de amor
No entanto essa noite eu apenas
Queria ter sido um pastor!
Queria...ter sido...um pastor


Chaves: Jesus! Muito obrigado por ter vindo ao mundo para nos salvar. Feliz aniversário!

FIM




Nenhum comentário:

Postar um comentário