sábado, 2 de maio de 2015

A Paixão de Cristo

A Paixão de Cristo

Apresentador: Quando chegou o tempo da paixão, Jesus foi, com seus discípulos para Jerusalém, a fim de participar da grande festa da Páscoa. Os judeus vinham de todas as partes, a fim de participar desta festa. Durante a festa comiam juntos e relembravam como Deus tirara os seus antepassados do Egito. Na Quinta-feira à noite, Jesus também se reuniu com os seus discípulos num grande Cenáculo, para juntos comer a Ceia Pascal. Ali, durante a ceia é que Jesus institui a Santa Ceia.
CENA I
Cena [mesa grande, Jesus na ponta, João do seu lado e Judas do outro, mais os dez discípulos. Todos estão comendo; a certa altura Jesus fala;]
Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que um dentre vós me trairá [todos ficam perturbados, começam a falar entre si]
Discípulo I: Acaso sou eu Mestre?
Discípulo II: Serei eu o traidor? [Pedro faz um sinal para João]
João: Quem é o Senhor?
Jesus: É aquele a quem eu der um pedaço de pão molhado [molha e entrega a Judas]. O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem for traído. Melhor lhe fora, se jamais tivesse nascido.
Judas: Acaso sou eu Mestre?
Jesus: Tu o disseste! O que pretendes fazer, faze-o depressa. [Judas sai]. Chegou a hora em que o Filho do Homem será glorificado por Deus e que a glória de Deus é revelada por meio dele. E Deus o fará agora mesmo. Meus queridos discípulos, logo eu deixarei vocês. Por isso, deixo para vocês este mandamento.
Grupo canta: [Novo Mandamento - nº 94 TP]
Jesus: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, pelo amor que tendes uns com os outros [Jesus toma o pão, abençoa, parte na metade e dá aos discípulos que o repartem entre si]. Tomai, comei, isto é o meu corpo, oferecido por vós, fazei isto em memória de mim. [Toma o cálice, dá graças e distribui aos discípulos que bebem dele]. Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue. Este é o cálice da nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós, para remissão dos vossos pecados, fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim [e acrescentou]. Em verdade vos digo que, desta hora em diante, não beberei deste fruto, até aquele dia em que hei de beber de novo, no Reino de Deus. Levantai-vos; vamos para o Getsêmani!
CENA II
Local: Getsêmani [Alguns discípulos (7) ficam num lugar; Pedro, Tiago e João em outro e Jesus em outro].
Jesus: Fiquem aqui e vigiem comigo em oração; vigiem para que não entrem em tentação. [Jesus se afasta, ajoelha-se e ora em alta voz, enquanto isso, os discípulos ficam orando e durante o transcorrer da cena deitam-se para dormir].
Jesus: Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento. Porém, não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres. [Vai até os discípulos] Será que vocês não podem vigiar comigo nem ao menos uma hora? Vigiem e orem, para que não sejam tentados. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. [volta para o lugar de oração].
Jesus: [orando] Meu Pai, se este cálice de sofrimento não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, seja feita a tua vontade. [Jesus vai até os discípulos, mas estes estão dormindo novamente...] Meu Pai, s possível, passa de mim este cálice; mas seja feita a tua vontade. [se levanta, vai até os discípulos e diz:] Vocês ainda estão dormindo e descansando? Olhem, chegou a hora, e o Filho está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Vejam, aí vem chegando o que está me traindo [chegam Judas e os soldados (armados com paus, lanças, tochas)].
Judas: [aproxima-se para beijar a Jesus] Salve Mestre!
Jesus: Amigo, para que você veio? Com um beijo você trai o Filho do Homem? [Jesus é preso pelos soldados e fala:] Diariamente, estive convosco no templo, e não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.
Soldado: Vamos levá-lo até Pilatos [levam-no com violência; os discípulos fogem]
CENA III
[Jesus perante Pilatos; todos se acomodam, há bastante confusão...]
Pilatos: O que vocês querem?
Grupo: Pegamos este homem fazendo subversão entre o nosso povo, dizendo e incitando o povo a não pagar impostos ao imperador. Ele também disse que é o Messias, um novo Rei.
Pilatos: Você é o Rei dos Judeus?
Jesus: Tu o dizes. O meu reino não é deste mundo. Se ele fosse deste mundo, os meus seguidores lutariam para eu não ser entregue aos judeus. Não, o meu reino não é deste mundo. Foi para anunciar a verdade que eu vim ao mundo. Quem é da verdade ouve a minha palavra.
Pilatos: Não vejo nenhum motivo para condenar este homem.
Grupo: Ele está causando desordem entre o povo de toda a Judéia. Começou na Galiléia e agora chegou aqui.
Pilatos: Se este homem é da Galiléia, Herodes deve julgá-lo. Soldados, levem-no até Herodes.
CENA IV
Herodes: [cheio de satisfação] Finalmente terei oportunidade de ver este homem. Faz muito tempo que tenho vontade de vê-lo fazer um espetáculo com um dos seus milagres. Agora, vou prová-lo - Ei, faça algum milagre para eu também crer em ti! [Jesus calado]. - Quem é você? Você tem poder? Pode fazer milagres? Conheceu João Batista? Você é filho de Deus? Você não responde... [soldados, ponham nele uma capa de luxo e o mandem de volta para Pilatos...
CENA V
[Jesus perante Pilatos]
Pilatos: Aproximem-se os líderes... Vocês me trouxeram este homem, e disseram que estava fazendo subversão. Pois eu já lhe fiz perguntas diante de todos vocês e não encontrei nele nenhuma culpa disso de que vocês o acusam. Herodes também não encontrou nada contra ele, e por isso o mandou de volta para nós. Assim, é claro que este homem não fez nada que mereça a pena de morte. Vou mandar castigá-lo com chicotadas e o deixarei ir embora.
Grupo: Se soltas a este, não és amigo de César.
Pilatos: Como é o costume do vosso povo, devo soltar um prisioneiro por ocasião da festa. Aqui tendes Jesus e Barrabás! A quem quereis que eu vos solte?
Grupo: Solta-nos Barrabás! [todos] Barrabás!...
Pilatos: Mas Barrabás é um criminoso; um assassino. E este Jesus, nenhum mal fez! O que farei com ele?
Grupo: Crucifica-o! Crucifica-o! Crucifica-o! Crucifica-o!
Pilatos: Mas que crime fez ele? Não vejo nele nada que mereça a pena de morte! Vou mandar castigá-lo com chicotadas e depois o soltarei.
Multidão: Nada disso! Crucifica-o! Crucifica-o! Crucifica-o! Crucifica-o!
Pilatos: Soldados! Quero que soltem a Barrabás. Depois peguem a Jesus e o castiguem bastante; talvez assim o povo tenha pena dele e o deixe ir em paz. [soldados batem em Jesus, cospem, colocam coroa.../Jesus é apresentado à multidão...]
Multidão: Este sofrimento não basta! Queremos vê-lo crucificado! Crucifica-o!
Pilatos: [Lava as mãos] Bom, estou inocente deste sangue; façam dele o que vocês quiserem! [o povo vibra/colocam a cruz sobre Jesus e começa a caminhada para o Gólgota.
CENA VI
[Jesus é crucificado; o povo e líderes se alegram; os amigos choram e Jesus fala;]
Jesus: Pai, perdoa-lhes. Porque não sabem o que fazem!
Soldados: A roupa dele é nossa; vamos lançar sortes para ver quem vai ficar com a túnica [fazem sorteio]
Povo: Salvou os outros, a si mesmo se salve, se de fato é Cristo de Deus, o escolhido. [sil6encio, Maria se aproxima chorando, junto com João]
Jesus: Mulher, eis aí o teu filho. [virando-se para João] Eis aí tua mãe. [saem Maria e João; fundo musical]
Jesus: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? (....) Tenho sede.
Soldado: Tens sede? Tu já vais beber. [toma um pouco de vinagre; Jesus rejeita]
Jesus: está consumado! Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. [barulho]
MENSAGEM
[O corpo é tirado da cruz e colocado no túmulo e fechado com o selo de Pilatos; os soldados se colocam ao lado dele e o anjo se prepara para remover a pedra...]
Mulheres: Já é domingo. Vamos até o túmulo, prestar a última homenagem ao nosso querido Mestre. Vamos embalsamar seu corpo... Quem será que vai nos ajudar a remover a pedra que fecha o túmulo? [enquanto ela fala, ouve-se um barulho, o anjo remove a pedra e as mulheres se espantam...]
Anjo: [as mulheres olham para dentro do túmulo que tem apenas lençóis...] Não vos assusteis. Sei que buscais a Jesus; porque buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui mas ressuscitou. [mulheres vão embora; Maria fica]
Maria Madalena: [chorando} Agora, nem o corpo dele está aqui; onde o puseram?]
Jesus: Mulher, porque choras? A quem procuras?
Maria Madalena: Se tu o tiraste, dize-me, onde o puseste?
Jesus: Mestre! [se ajoelha e adora; se levanta e diz para o público: CRISTO VIVE! ELE RESSUSCITOU! ELE É O NOSSO SALVADOR!
[música]


Nenhum comentário:

Postar um comentário