sábado, 2 de maio de 2015

Jesus, o Melhor Presente!

Jesus, o Melhor Presente!

Autor: Paróquia Paz do Ibes – Vila Velha/ES (Enviada pela lista de pastores da IELB).
Tema: Programa de Natal.
Personagens: Narrador, Jovem, Família (4 pessoas), Isaías, Miquéias, Paulo, Maria, Anjo, Pastores, Reis Magos, Noivos de Cana, Mateus, Zaqueu, Maria e Marta, Pedro, Irmãos de Jesus.
Tempo aproximado: 1:30h com as músicas
Sinopse: Programa de Natal onde vários personagens bíblicos falam do melhor presente que já receberam em suas vidas, Jesus.

1 – ABERTURA
Grupo de Louvor
II – INTRODUÇÃO
1 - Narrador:  O que você quer ganhar no Natal? Sim, o que traria felicidade a você e sua família? Uma casa nova? Aquela reforma tão esperada? Móveis novos? Um carro novo? Um emprego? A aprovação no vestibular? Roupas? A viagem dos sonhos? Brinquedos de última geração? Saúde? Paz? Entendimento? A esperança de um futuro melhor?
2 - Entra um jovem: Vou contar para vocês o que me deixaria muito feliz: Canta a música da Família: “Que nenhuma família...”
3 - Narrador:  No ano de 2008, a nossa Igreja teve como tema: Cristo Para Todos. O destaque foi: Abençoados com a Presença de Deus. O texto base foi Josué 24.15: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. A ênfase da temática do ano foi: A Família. O que deixaria sua família feliz?
4 - Entram quatro pessoas de uma mesma família, recitando uma poesia de Natal: “Jesus, o melhor presente”
(Pai)
As máquinas das fábricas trabalham velozes
O lucro, as vendas, nos fazem correr.
A pressa, o trânsito, as ruas cheias de gente
Nos lembram: Já quase ninguém está mais contente,
Qual seria, no natal, para todos, o melhor presente?
Ó Jesus, agora e sempre, tu és o nosso melhor presente.
(Filho menor)
A escola alegre me acolhe todos os dias
Meus pais, apressados, trabalham sem parar
Em casa, quase sem tempo, se esforçam
A Palavra de Deus, com carinho, ensinar.
Qual seria, no natal, para todos, o melhor presente?
Ó Jesus, agora e sempre, tu és o nosso melhor presente.
(Filho maior)
Conselhos e palavras dos pais não me faltam
Eles querem fazer-me a rua evitar
Bons amigos, na Igreja, sempre encontro
Para minha juventude melhor aproveitar.
Qual seria, no natal, para todos, o melhor presente?
Ó Jesus, agora e sempre, tu és o nosso melhor presente.
(Mãe)
As horas do dia para mim correm ligeiras
Muitas tarefas, no trabalho e em casa preciso aprontar
Meu marido, meus filhos, são minha maior riqueza
Eles me chamam, com carinho: A rainha do Lar.
Qual seria, no natal, para todos, o melhor presente?
Ó Jesus, agora e sempre, tu és o nosso melhor presente.
Todos:  Ó Jesus, agora e sempre, tu és o nosso melhor presente.
5 – CORAL
a) E a Glória de Deus, o Senhor
b) Pois Um Menino Nos Nasceu
II – A HISTÓRIA DO NATAL
1 – Narrador: O mundo perfeito criado por Deus sofreu com o pecado de Adão e Eva. A humanidade inteira estava condenada à perdição eterna. Deus tinha um plano perfeito: Enviar seu filho, o melhor presente, para “Buscar e Salvar o que estava perdido” (Lc 19.10).  “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Lá no Éden, Deus prometeu: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”  (Gn 3.15). O próprio Salvador disse que veio ao mundo para “destruir as obras do diabo” (1 Jo 3.8). Essa notícia, esse presente, nos enche de alegria. Cantemos: “Alegres, Salmodiai” – HL 25
2 – Narrador: Deus fez questão de reforçar a promessa do envio do salvador a vários personagens bíblicos: Abraão, Isaque, Jacó, Davi. A Bíblia dá informações precisas acerca das promessas feitas a Davi: Da sua descendência, Deus iria enviar o Salvador. Eis o que diz o profeta Isaías:
Entra o profeta Isaías:
“Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR” (Is 11.1,2).Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel (Is 7:14).
Crianças da Escola Bíblica Cantam:
a) Num Berço de Palhas dormia Jesus
b) Linda Festa das Crianças
Narrador: O profeta Miquéias também fala da vinda do Salvador, dizendo:
Entra o Profeta Miquéias:
 “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2).
3 – Quarteto Paz: Brotou-nos Um Renovo
4 – Narrador: O tempo foi passando, e Deus estava preparando o mundo para o nascimento do Salvador. O apóstolo Paulo diz que chegou o tempo.
Entra o Apóstolo Paulo:
 “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.4)
5 – A Anunciação (Entra Maria e deita-se ao chão)
5.1 – Narrador: No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse:
5.2 – Anjo:  Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
5.3 – Maria: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?
5.4 – Anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.
5.5 – Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. (O anjo sai e Maria Canta o Magnificat)
“A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva.
Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,  porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.
A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.  Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.
Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora é, e para sempre será, e de eternidade a eternidade, amém!” (Lc 1.46-55)
6 – Coral Paz: “Jesus, Consolo, Paz e Vida”
7 – O Nascimento de Jesus Cristo
7.1 – Narrador:  O nascimento de Jesus foi assim: “Estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
7.2 – Multimídia: O decreto de César Augusto, o Recenseamento, José e Maria em Belém, o nascimento.
7.3 – Coral
a) Nasce Jesus, fonte de Luz
b) Noite Santa
8 – Os Anjos e os Pastores
8.1 – Narrador: “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:  Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.” (Lc 2.8-16)
8.2 – Coral
a) Cristo em Belém
b) Anjos Santos a cantar
8.3 – Narrador:  Os pastores receberam a boa notícia do nascimento do salvador – eles receberam o melhor presente naquela noite de natal.  As suas vidas foram transformadas. A Bíblia diz que eles “divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores” (Lc 2.17,18). Nós também recebemos a Jesus, o melhor presente. Com ele temos perdão, vida e salvação. Por isso, queremos que ele nos use para testemunhar a boa notícia da salvação para todas as pessoas.
8.4 – Quarteto Paz: “Cristo, molda a minha vida”
9 – Os Magos do Oriente
9.1 – Narrador: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel. Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo. Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2.1-11).
9.2 – Coral:  “No Céu Imenso Brilham”
9.3 – Narrador:  Que interessante! Esses estudiosos do Oriente trouxeram presentes para aquele que é o presente por excelência! Hoje queremos trazer a Jesus as nossas ofertas – elas são o reflexo de um coração enriquecido por Jesus e comprometido a espalhar a boa notícia da salvação para muitas pessoas:
9.4 – Ofertas:  Grupo de Louvor: “Nas estrelas vejo a sua mão”
10 - Aplicação
No seu tempo, Jesus foi ao encontro de pessoas e, em especial, de famílias:
10.1 – Noivos de Cana: Somos os noivos de Caná da Galiléia. Nossa festa de casamento foi demais! Contamos com a presença de Jesus, o Salvador do mundo. Esse, sem dúvida, foi o nosso maior presente!
10.2 – Mateus: Eu sou Levi – ou melhor, Mateus. Não sei o que Jesus viu em mim! Mas, ele veio ao meu encontro e me chamou para segui-lo. E, mais, foi à minha casa, conversou com minha família e meus amigos. Nunca pensamos que poderíamos receber um presente tão incrível assim, dentro da nossa casa, na nossa família.
10.3 – Zaqueu: Eu era desprezado por todos. Sou Zaqueu. Além de ser um cobrador desonesto, sou um baixinho desprezível. Mas Jesus foi ao meu encontro, quando eu sequer podia vê-lo direito. Ele se propôs a ir a minha casa. Quase não acreditei: Eu, receber em casa, a Jesus, o salvador. Eu tinha tudo o que o dinheiro podia comprar. Mas, vocês não podem imaginar que esse foi o meu melhor presente. E não custou nada para mim!
10.4 – Maria e Marta:  Somos as irmãs de Betânia: Maria e Marta. O salvador era freqüente em nossa casa. Sentíamos como a sua presença era importante para nós. Compreendemos que, mais importante que qualquer outra coisa, é parar e ouvir a palavra de Jesus. Nós somos pobres e não temos muitas coisas. Mas, a presença de Jesus, a sua palavra, foi o melhor presente que recebemos
10.5 – Pedro: Além de me chamar para ser seu seguidor, Jesus foi á minha casa, em Cafarnaum. Minha esposa estava triste, pois sua mãe estava ardendo em febre. Jesus estava ali, onde nós precisamos dele. Ele nos atendeu maravilhosamente. A sua presença na minha casa foi o melhor presente que recebemos!
10.6 – A família de Jesus:  (irmãos) Somos os irmãos de Jesus – a família do salvador. Reconhecemos que erramos gravemente por não recebermos o nosso irmão como nosso salvador. Não acreditamos nele. Perdemos uma rica oportunidade de ter em nosso coração, aquele que tivemos na nossa casa; Jesus, o melhor presente. Agora queremos dizer uma coisa bem importante a vocês: Não percam a oportunidade de receber a Jesus. Ele será, na sua vida, o melhor presente que podem ter.  A sua família será muito feliz.
 10.7 – Narrador: As pessoas que o receberam tiveram suas vidas transformadas pelo poder de Jesus. “Foram feitas filhos de Deus” (Jo 1.12).  As famílias que o acolheram foram muito felizes, pois receberam perdão, a certeza da salvação e da vida eterna. Hoje Jesus vem ao encontro da nossa família. Ele quer entrar na nossa casa e nos presentear tudo o que ele conquistou para nós, na sua vinda ao mundo, seu sofrimento amargo, sua morte cruel e sua vitoriosa ressurreição. Ele usa meios maravilhosos: A Palavra e os Sacramentos. Por esses meios, nós recebemos o melhor presente, que é Jesus, e tudo o que precisamos para uma vida feliz, para uma família feliz.
10.8 – Pastor:  Agora, nós queremos orar, agradecendo a Deus por nos ter enviado Jesus, o Melhor Presente. Queremos orar pela nossa família, pedindo que ele abençoe todos os da nossa casa. Oremos: Querido Deus, nesta noite especial, queremos te agradecer. Vieste ao nosso encontro. Não reparaste em nossa miséria e pobreza espirituais. Não te importaste com o quanto não merecíamos nada de ti. Simplesmente nos amaste! Simplesmente... Enviaste ao mundo o que tu tinhas de mais precioso; Teu Filho Jesus Cristo. Pode alguém dar o que de melhor tem a quem não merece? Pode alguém beneficiar assim aqueles que são, por natureza, seus inimigos? Tu contrariaste toda a lógica humana e materializaste o teu amor. Jesus nasceu para ser o nosso melhor presente: Aquele que recebemos desde o nosso batismo, que vem ao nosso encontro na Palavra, que nos enriquece na Santa Ceia. Não somos dignos que o Salvador entre em nossa casa, mas ele vem vindo, vem trabalhando em nosso coração, na nossa vida, na nossa família. Oh! Senhor, o quanto nós precisamos da visita constante de Jesus em nosso lar! O quanto nós precisamos da sua presença valiosa na nossa família! Quantas coisas ele precisa mudar, melhorar, consertar, perdoar em nós! Hoje é uma noite especial, na qual queremos te agradecer por esse presente tão valioso e queremos suplicar: Não nos deixes valorizar outra coisa acima do nosso Salvador! Não nos deixes priorizar algum compromisso acima dos encontros ele marcou com nossa família, na palavra e sacramentos! Ajuda-nos para que nós o sirvamos, como Maria, José, os pastores, os magos, os discípulos e tantas outras pessoas que receberam a Jesus, o  melhor presente, e que se dedicaram a servi-lo. Como Josué, ensina-nos a dizer: “Nós e a nossa casa serviremos ao Senhor”. Tu que nos deste Jesus, o melhor presente, dá-nos uma família feliz, uma vida feliz, uma noite feliz. Em nome de Jesus. Amém!
11 – Encerramento
11.1 – Pai Nosso
11.2 – Bênção

11.3 – Hino final: Noite feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário