sábado, 2 de maio de 2015

CASAMENTO

CASAMENTO

Autor: Daniela Von Mühlen – Cachoeira do Sul/RS
Tema: Casamento
Personagens: Noivo (Lucas), Noiva (Raquel), Padrinhos 1 (Casados), Padrinhos 2 (Ajuntados), Mãe do noivo (Viúva), Pai da Noiva (Divorciado), Fotógrafa (Solteira), Pastor.
Tempo aproximado: 20 minutos
Sinopse: A peça traz uma reflexão sobre casamento. Durante uma cerimônia de casamento, noivos, pais, padrinhos e fotógrafa pensam sobre sua situação atual em relação ao cônjuge. Traz assuntos como divórcio, viuvez, vida de solteiro e união estável.
Cenário: Igreja enfeitada para casamento; sugere-se que a liturgia responsiva seja projetada para que a congregação participe das leituras.
Figurino: Vestido de noiva, Terno (Noivo, Padrinhos e Pai), Vestido longo (Madrinhas), Pastor de batina, Fotógrafa de calça e blusa preta.
Observações: A Peça acontece como se fosse uma cerimônia de casamento normal; as falas em “OFF” significa que a cena congela e os personagens falam entre si ou para a congregação.


(Música: Entrada dos Padrinhos;
Música: Entrada do Noivo com sua mãe;
Música: Entrada da Noiva com seu pai; Enquanto Noiva entra, o pastor se posiciona
Fotógrafa vai tirando fotos de tudo)

Pastor:
Estimados Padrinhos, Pais, parentes, amigos do Lucas e da Raquel, sejam bem vindos neste dia em que estamos celebrando mais um casamento em nossa congregação. (Podem sentar).
Prezado Lucas e estimada Raquel! Tendo unido suas vidas em matrimônio perante a autoridade civil, vocês querem agora, diante do altar, fazer a promessa de viverem como marido e mulher segundo a palavra de Deus.
Digno de honra é o matrimônio, pois foi instituído e abençoado pelo próprio Deus. Ele une homem e mulher, para que, juntos, sejam felizes, se ajudem e consolem mutuamente e, se for da vontade dele, tenham filhos e os eduquem no temor do Senhor. Por isso, o casamento deve ser encarado com seriedade, lembrando a finalidade para a qual Deus o institui. Demos início a esta celebração, invocando a presença de nosso Deus. (Se vira para o altar)


Padrinhos 2:
(OFF)
H - Blá, blá, blá, blá..... O pastor sempre fala a mesma coisa. Eu não vejo necessidade nenhuma em casar... Nós estamos juntos a 6 anos e ta tudo bem, né?
M – Tu acha? Mas não é isso que a Bíblia diz...
H – Bíblia? Ih... O pastor já andou enchendo a tua cabeça com esse papo de ter que casar, né?


Pastor:
Amado Deus e Pai, tu prometeste abençoar a quantos te amam, confiam em teu nome e buscam a tua proteção. Invocamos a tua presença, ó Pai, mediante o mesmo Senhor, Teu Filho, o qual vive e reina contigo e com Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.


Fotógrafa:
(OFF)
Aqui to eu novamente fotografando um casamento... será que vai chegar a minha hora também? Meu círculo de amizades é tão grande, faculdade, trabalho, festas... mas não acho que vou encontrar um bom marido nestes lugares, os homens só falam mal do casamento! É tão bonito ver duas pessoas que se amam e tem os mesmos objetivos. Minha mãe me diz pra eu esperar em Deus, que Ele está reservando uma pessoa maravilhosa pra mim. Tomara...


Pastor:
Faremos a leitura da palavra de Deus de forma responsiva. (Entrega as liturgias para os padrinho, pais e noivos para que possam fazer as leituras responsivas ).
O- Eu poderia falar todas as línguas que se falam na terra e até no céu,
C- mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o barulho do gongo ou o som do sino.
O- Poderia dar tudo o que tenho e até entregar o meu corpo para ser queimado;
C- mas, se não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
O- O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.
C- Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita, nem fica magoado.
O- O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
C- O amor é eterno.
Pai:
(OFF)
O amor é eterno? Será? O que aconteceu então comigo e minha ex-esposa? Espero que minha filha esteja prestando bastante atenção no que está sendo dito, que o casamento deles não tenha o mesmo fim que o meu. Eu não fui paciente, nem bondoso. Minha esposa era muito ciumenta, vaidosa e orgulhosa, mas eu também era muito grosseiro e egoísta. Nós sempre estávamos brigando, um magoando o outro de várias maneiras. Nos separamos primeiro de Deus, perdemos a fé a esperança e a paciência. Definitivamente, sem Jesus, o amor não pode ser eterno. O meu casamento foi por água abaixo.


Pastor:
O- Deus, em sua palavra, tem orientações claras quanto ao matrimônio e deseja que as conheçamos e pratiquemos. O que disse o Senhor no momento da criação?
C- Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma companheira adequada, que o complete e auxilie.
O- E qual o ensino de Jesus a respeito?
C- Que “O homem deixe seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, e os dois se tornem uma só pessoa. Assim, não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu”.


Mãe:
(OFF)
Que emocionante ver um filho casando. Como eu gostaria que o pai dele estivesse aqui. Que ninguém separe o que Deus uniu, mas Deus pode separar, levou meu marido pra morar com Ele no céu. Mas tenho certeza que cumprimos a nossa missão como casal e como pais do Lucas. Nós realmente nos completávamos, éramos uma só pessoa. Fui muito abençoada no meu casamento e tenho certeza que o Lucas teve ótimas referências para conduzir a sua nova família pelo caminho de Deus e com a bênção Dele.


Pastor:
O- Qual o conselho do apóstolo Paulo aos maridos?
C- Maridos, amem suas mulheres assim como Cristo amou sua igreja e deu a sua vida por ela. Amem as suas mulheres assim como amam seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa, ama a si mesmo.


Padrinhos 2:
(OFF)
M – Escutou? Presta atenção no que o pastor ta dizendo.
H – Cala a boca...


Pastor:
O- E qual o seu conselho para as esposas?
C- Mulheres, tratem os seus maridos com o mesmo respeito que vocês têm pelo Senhor Jesus, assim como a igreja, voluntariamente, serve a Cristo.


Padrinhos 2:
(OFF)
H – Ta vendo? Me respeita...
M – Se tu me amar de verdade, fica fácil te respeitar...


Pastor:
O e C- Feliz aquele que teme a Deus e vive de acordo com a sua vontade!
O- Que lá do seu trono Deus os abençoe! Que a paz esteja com o povo de Deus! Que a paz esteja com vocês, Lucas e Raquel.
Agora, de mãos dadas, façam as suas promessas. (Pastor pega a liturgia dos noivos, noiva entrega flores para madrinha).
Lucas, você recebe a Raquel como sua legítima esposa para contigo viver segundo o mandamento de Deus e promete amá-la, honrá-la, consolá-la em dias maus e bons enquanto viverem?
Noivo:
(OFF)
Meu Deus, que responsabilidade, espero responder às expectativas, abençoa a nossa vida juntos... Sim


Pastor:
Raquel, você recebe o Lucas como seu legítimo esposo para contigo viver segundo o mandamento de Deus e promete amá-lo, honrá-lo, consolá-lo em dias maus e bons enquanto viverem?


Noiva:
(OFF)
Espero que eu tenha feito a escolha certa. Tomara que realmente sejamos felizes para sempre... Sim.



(Pastor entrega as alianças)

Noivo:
Raquel, receba esta aliança em sinal de amor e fidelidade a você.


Noiva:
Lucas, receba esta aliança em sinal de amor e fidelidade a você.


Padrinhos 1:
(OFF)
M – Lembra do nosso casamento?
H – Lembro... Eu tava tão nervoso que quase não conseguia falar. Tomara que Deus abençoe o Lucas e a Raquel tanto quanto vem nos abençoando, né?
M – É. Eu te amo muito.
H – Eu também te amo.


Pastor:
(Mãos direitas dadas, Pastor fala com a mão estendida sobre as mãos dos noivos) O Deus eterno, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, conceda a vocês seu Santo Espírito, esteja com vocês e os abençoe ricamente hoje e sempre. Amém.
Agora os noivos irão fazer uma oração.


Noivo:
Deus, eu te agradeço por haveres tornado este dia inesquecível e a nova vida que começa. Agradeço pela Raquel, que entrou em minha vida e decidiu unir a sua vida à minha. É maravilhoso que haja alguém que podemos amar e com quem podemos ser felizes!


Noiva:
Deus, eu te agradeço por teres planejado o curso de nossas vidas, permitindo que nossos caminhos se cruzassem e se unissem. Agradeço pelo Lucas. Ajuda-nos, Senhor, para que o nosso casamento seja algo belo e sagrado. Obrigada por esse amor! Amém.

Pastor:
(OFF) Bom, missão cumprida... Espero que eles nunca esqueçam o que prometeram aqui diante do altar do Senhor. Hoje em dia o casamento é tão banalizado, muitos nem casam mais. Mas eu tenho certeza que Deus se alegra e olha por aqueles que pedem sua bênção. (OFF)
(Para a congregação) Agradecemos a presença de todos, que Deus abençoes e ilumine o coração de todos aqui presente e que esta cerimônia de casamento realmente sirva para cada casal que aqui está possa refletir e renovar seus votos de amor para com seu cônjuge e para com Deus.
Ah! Já ia esquecendo... Noivo, pode beijar a noiva.

(Bater palmas)
(Música: Saída dos noivos, pais, padrinhos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário