Moldando
nossos filhos
Autor: Liane Haacke
Tema: Moldados por Deus – educando dos filhos
Personagens: Narrador, 3 mulheres.
Tempo aproximado: 30 a 40 minutos
Sinopse: Três mulheres moldando seus filhos de
formas diferentes desde o batismo, passando pela infância, adolescência,
juventude e idade adulta, mostrando o “resultado” da educação dada a cada uma
deles.
Três mulheres
posicionadas, de costas. Cada uma com um tijolo de barro para moldar.
Narrador – MOTIVO
é aquilo que faz mover; é o motor que faz algo funcionar; aquilo que causa ou
determina alguma coisa. Então o motivo para fazermos algo é o que nos empurra
para a ação. Então podemos dizer que temos uma MOTIVAÇÃO, ou seja, um motivo
porque fazer determinada coisa.
O cristão conta
com os argumentos da Palavra de Cristo e a ação do Espírito Santo como agente
de motivação para a prática da fé e o entusiasmo de viver.
Falamos em
MOTIVAR, e como será que motivamos nossos filhos? Qual o motivo que
passamos para eles e que os move nesta
vida aqui?
A primeira atitude
que temos após o nascimento dos filhos, é batizá-lo. Mas qual será o motivo
pelo qual as pessoas batizam seus filhos?
M1 vai até a pia
batismal, onde está o pastor para fazer o batizado da criança. Enquanto vai
falando.
M1 – Para batizar
meu filho, tive que perder uma hora ontem e fazer o curso de batizado. Mas,
(levanta o filho ) ele está lindo, né. Olha só como chupa o bico. E eu ( começa a ajeitar a roupa), será que
estou bem?
Chegando a pia
batismal, começa a sorrir e alguém tira fotos. A mãe somente faz poses com seu
filho. Até o pastor pedir:
Pastor –
Então a mãe meio
de sobressalto.
M1 – Ah. Sim. Sim.
Então volta para
sua posição, e fica irada para o público, com o bebê no colo.
A M2 aproxima-se
da pia batismal.
M2 – Este é um
momento muito especial em minha vida e de meu filho. Pois hoje estou levando
ele para nascer novamente. Irá nascer
para DEUS, como filho de DEUS.
Posiciona-se
frente a pia. Vivendo todas as palavras do Pastor.
Pastor –
M2 – Sim. Com o
auxílio de DEUS.
Volta e
posiciona-se, conforme M1.
M3 vi até a pia.
M3 – Momento
maravilhoso este. Meu filho será batizado. Estou até emocionada e nervosa. O
pastor, no curso batismal falou algumas coisas pesadas, que devemos fazer, mas
ele tem que ver o tempo que se tem par tudo isto.
Posiciona-se
frente a pia. Olha para o Pastor, olha para o lado (meio termo , entre M! e
M3).
Pastor –
M3 – Sim.
Volta e
posiciona-se, conforme M1 e M2.
Narrador – Quando
motivamos, mostramos o motivo poru~e algo deve ser feito, estramos moldando um
ser, ou alguma coisa. Portanto, agora vamos começar a moldar nossos pequenos
vasos. Começaram a s dúvidas. Olho para um lado, olho para o outro lado. Busco
aconselhamento em livros, jornais, pessoas que estudam o ser humano. Vejo que
tenho de moldar este pequeno ser à minha frente. Então começo. Como serão
as formas de moldar praticadas?
(M1 vira-se para o
público, com as mãos sujas pelo barro que está moldando, e, ainda com um pedaço
de barro na mão, continua a moldar uma parte enquanto fala. Assim também as
demais. Quando terminadas as falas, viram-se de costas, e continuam moldando
seus filhos)
M1 – Este período
é maravilhoso. Apesar de trabalhar muito, consigo um tempinho para meu filho.
Então saímos. Levo-o para brincar. Com 3 anos já o matriculei no colégio, então
ele tem companhia para brincar, desenvolvem várias atividades. Nas datas
especiais, apresentam algo para nós. Também leio para ele. Histórias
tradicionais infantis. Agora com 4 para cinco anos, vejo o quanto a leitura o
incentiva e desenvolve.
M2 – Agradeço à
DEUS o filho que me deu. Quando vejo esta pequena criatura à minha frente,
sinto a responsabilidade pois DEUS confiou este pequeno ser à mim, pobre
pecadora, e sei que um dia me pedirá contas, de como o moldei. Hoje, fizemos
muitas coisas juntos, oramos, lemos histórias diversas, principalmente
histórias que falam de quanto DEUS o ama. O que ele mais espera são os momentos
de culto, por causa da Escola Bíblica Infantil. Aos 4 anos já começou a
freqüentar o coralzinho. Junto com isto
tudo também começou a ir no colégio.
M3 – Nesta etapa
nosso tempo fica reduzido a nada. È trabalho, e devemos tirar um tempo para
nossos filhos. Isto é difícil, porém possível.
Levo-o ao colégio, e quando dá, aos sábados vamos lá na Igreja, no
coralzinho. Nos cultos, quando não estamos muito cansados, vamos também, então
ele vai à Escola Bíblica Infantil. Ele
gosta muito, porém todos fins de semana não é possível ir aos cultos, somente
por quê ele quer ir na Escola Bíblica Infantil. Acredito que um pouco de cada
coisa está bom para ele.
NARRADOR – E eles
crescem. Então chega-se a idade dos 5 aos 10 anos. Aumentam as atividades dos
mesmos. Como administrar este período? O que fazer? E então continuamos a
moldá-los.
M3 – Neste período
aumenta nosso corre-corre. As atividades na escola aumentam, pois junto já são
oferecidas outras atividades ( música, dança, línguas, e outras ). Como também
começam atividades fora do colégio, como participações em grupos culturais
(CTG, escoteiros mirins, e outros), além das atividades que são oferecidas na
Igreja. È demais, estes pobres coitados não agüentam. Então procedi da seguinte
forma. Colégio, não tem como tirarmos, pois senão irão virar uns burros. As
atividades no colégio também não dá para proibir, pois senão se sentirão
excluídos. Atividades externas, mandei escolher entre as atividades na Igreja e
outras por fora, pois as duas não eram possível, pois também precisa de tempo
para brincar, para ser criança. Então ele optou por atividades fora da Igreja.
E quando vamos ao culto ele participa da Escola Bíblica Infantil.
M1 – Acho
fantástica esta etapa. Escola, dança, música. È tão lindo ver eles na época do
carnaval irem fantasiados para a aula, e então ainda tem o carnaval infantil.
Procuro sempre levar meu filho em todas ativiades, e estar com ele lá, pois
acho isto muito importante. E então vêem o hollowin , e eles vestidos de
bruxinhos, e no curso de inglês que ele vai , eles saem de casa em casa pedindo
: “ um doce, ou uma travessura”. Que idade maravilhosa, com tantas coisas a
fazer e aproveitar.
M2 – As crianças
crescem, e minhas responsabilidades, problemas e também alegrias crescem
juntos. Vejo o mundo oferecer muitas coisas ao meu filho, tentando mostrar à
ele como elas são importantes, mais importantes que as coisas de DEUS. Porém,
mesmo diante disto, continuo sempre a juntar minhas mãos com meu filho, e orar,
para que DEUS sempre nos torne fortes, para ficarmos juntinhos dEle. E falo
sempre para meu filho de como é importante estarmos na companhia de Jesus.
Diante de qualquer atividade que eu ou ele tenha, procuro sempre mostrar, e
viver, que o mais importante é procuramos atividades que nos aproximem de DEUS,
e onde as encontramos é na Igreja, e este é o ambiente que quero ver meu filho
crescer , pois como diz em provérbios : “ Ensina a criança no caminho em que
deve andar e ainda quando velho, não se desviará dele”.
NARRADOR –
Passamos pela infância. Chegamos a adolescência. E agora???? Como vamos
proceder???? Como será que está nosso molde para enfrentar esta fase de sua
vida??
Como vamos
moldá-lo na sua adolescência?
M2 – A idade da
divisão. A idade em que eles são o maior alvo do mundo. A idade em que o mundo quer tomar o papel que
a nós foi confiado por DEUS. Mas, com muito amor, pois vejo, que agora meu amor
tem que ser dobrado, e, ás vezes,
triplicado, bem como minhas orações pelo meu filho, ainda continuo a falar-lhe
as mesmas palavras que falei até aqui. E não só falar, mas mostrar ao meu filho
que o único caminho da verdadeira felicidade é DEUS. Passamos por muitas
rusgas, normais nesta fase, porém sempre firme, volta a falar-lhe de DEUS, do
amor de DEUS por ele. Também estão na fase do “cansados’, para tudo,
principalmente para ir aos cultos, então, novamente, é dedicado um tempo à uma
longa conversa com meu filho, geralmente são quatro conversas por mês, onde
procuro fazê-lo ver tudo que DEUS lhe dá , a certeza da salvação, sua saúde,
inteligência, (sua família, que além de incomodá-lo, o ama demais), e também os
bens materias, a casa que o abriga, a comida, as roupas; que tudo isto são
bênçãos derramadas por DEUS. Vejo que nem tudo ele consegue aceitar, mas lá
vamos nós ao culto, e quando ele retorna, vê que não foi tão ruim assim.
Até hoje tenho que
insistir, ou até obrigar, para ele ter uma organização pessoal, entaão, porquê
não insistir , ou até obrigar para ele ir aos cultos??? Pois o caminho que ele
irá seguir hoje, provavelmente é o que ele seguirá amanhã, pois este é a
caminho conhecido por ele, onde ele estará seguro.
M1 – Idade em que
já estão querendo adquirir um pouco de sua liberdade. Os estudos os massacram,
pois devem estar preparadas para um futuro bem próximo, para serem bons
profissionais, e assim, terem um bom trabalho. Porém também tem o direito de se
divertirem. Lá pelos 14 anos, já estão querendo experimentar as noites, matar
suas curiosidades. Eu o deixo ir, não sem limites. Dou um horário, 1 ou 2 da
manhã, para retornar. Todos vão, não sou eu que vou deixá-lo fora de uma
diversão. Não tem nada de mal nisto, ele é um adolescente e deve viver como
tal, como todos adolescentes fazem por aí. Olha a ffesta do ridículo. Muito
legal. Meu filho naquela roupa, foi um sarro. Ele se divertiu muito, depois ,
foi dormir na casa de um amigo. Eles precisam disso.
M3 – Idade
difícil. Os estudos exigem demais de meu filho. Se envolveu com um pessoal na
juventude da Igreja, e entrou no conjunto musical dos jovens. Além disto, tem
seus envolvimentos fora disto. Isto tudo o está sobrecarregando. Suas notas
começaram a baixar, e feio. Então tive que pedir para abandonar o grupo da
Igreja, pois ele precisa estudar mais, e é muita atividade. Depois quando
melhorar ele retorna. Tem tempo para tudo, e agora neste momento ele tem que
pensar em seus estudos, pois é muito dinheiro investido em estudos para deixar
passar assim.
NARRADOR – Diante
de tudo isto colocado. Como será que estão nossos moldes de filhos ???
Então chegamos à
fase jovem, classificada mais o menos entre os 17 e 21 anos. Será que moldamos nosso filhos de tal forma
que estarão preparados para mais esta fase decidiva de suas vidas ?
M1 – Não sei o que
está acontecendo, meu filho nda com umas companhias meio esquisitas.
Vestem-se e agem de uma forma estranha.
Meu filho também já está assim. Não consigo conversar com ele. Parece que para
ele não existo. Quando tentamos
conversar, geralmente termina em briga, e briga feia. Vejo esta idade ser muito importante para
ele, pois deve buscar uma faculdade. Claro, deve continuar se divertindo, mas
como fazia antes, porém precisa olhar
para a frente.
M2 – Existem
muitas coisas importantes acontecendo na vida de meu filho nesta idade. È o
trabalho, são os estudos, e até o namoro. Porém, ainda continuo a dizer as
mesmas palavras que há 18, 19 ou 20 anos atrás lhe dizia. Que tudo que fizermos
em nossa vida deve ser abençoado por DEUS, pois então será verdadeiro e terá
êxito, e que em toda vida , ele, meu filho, sempre deve ter DEUS consigo, e
isto somente é possível através do alimento espiritual, ou seja : a leitura Bíblica,
freqüentar e ´participar dos cultos, bem como sempre colocarmos tudo em oração,
então estará preparado para bons e maus momentos em sua vida. Ainda hoje,
muitas vezes, me vejo alertando-o sobre a oração, as leituras bíblicas, e
ainda, umas duas vezes por mês, temos que ter aquela conversa antes dos cultos.
Porém, sei jamais, independente da idade de meu filho, deixarei de ser mãe,
portanto jamais terminará minha a responsabilidade que DEUS atribuiu a mim, de
devolver, um dia meu filho em suas mãos.
M3 – Como sofrem
nossos filhos nesta idade. È trabalho, colégio. Não tem mais um fim de semana
livre. Os trabalhos da faculdade utilizam quase todo seu espaço vago aos fins
de semana, porém precisa aproveitar agora, este momento. A semana passada
consegui uma a brechinha para se divertir um pouco. Domingo de manhã, hora do
culto, quando vou, tenho pena de acordá-lo. Ele está ttão cansado. Coitado, faz
uns dois meses que não consegue ir à um culto. È mas, é somente uns cinco anos,
depois que terminar a faculdade, vai ter
mais tempo, e então poderá ir mais à Igreja. Acho que cada coisa a seu tempo.
Narrador –
Passadas estas fases. A infância, adolescência e juventude, acreditamos ter
formado nossos filhos para enfrentaremos sozinhos sua vida. Vamos ver o molde
de filhos que colocamos no mundo.
(M2 – Vira-se e
mostra seu molde. ( ver a forma que se “filho” terá))
Narrador – Lindo molde. Um filho motivado para o
trabalho. Será um bom profissional, irá longe. Não sabemos que tipo de atitudes
terá opara chegar ao topo, onde quer. Em sua cabeça o que importa, não é ser e sim poder. Creio que temos um
molde egoísta e ganancioso.
A motivação
repassada durante toda sua vida foi somente material.
(M1 – Vira-se e
mostra seu molde. ( ver a forma que se “filho” terá))
Narrador – Bah.
Mas o que aconteceu com este? Que tipo de motivação recebeu? Este está pronto
para juntar-se ao mundo consumista de drogas, fumo e bebidas. E depois???? Só
DEUS sabe.
(M3 – Vira-se e
mostra seu molde. ( ver a forma que se “filho” terá))
M3 – Este é um
filho motivado no amor de DEUS. Portanto vemos um molde feito nos mínimos detalhes, não
deixando nem um detalhe de lado. Este terá em sua vida:
- mais segurança;
- mais senso de
justiça;
- maior auto
estima;
- terá valores com
base muito firme;
- será mais
solidário e flexível;
- suportará melhor
os sofrimentos da vida;
- será pacifista
em casos de atritos;
- terá respeito e
bondade;
- como também
estará motivado ao trababalho de DEUS.
Que tipo de filho
você moldou ou está moldando ? A o que
você está motivando seu filho? Que tipo de atitudes ? A ir para qual caminho ?
Qualquer um serve ? Se DEUS levasse seu filho gora, neste instante, você o
moldou, de tal forma, que DEUS irá acolhe-lo em seu reino? Ou, ainda tem
tempo????
Você pode, com a
ajuda de DEUS, quebrar seu molde, agora,
e começar a moldá-lo novamente. Peça à DEUS, e ele a ajudará.
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