sábado, 2 de maio de 2015

Paulo, a História






Paulo, a História

Personagens: Saulo, Judas, Tadeu (filho de Judas), Ananias, Hermas, dois Líder da Sinagoga e Narrador.
Vestimenta: Túnicas compridas e mantos. Observar que os cristãos deverão vestir-se mais pobremente.
Cenário: Uma casa pobre. Uma esteira no chão. Lâmpadas. Um Criado Mudo.

Luzes e Som. O Narrador entra no Palco.

Narrador – Por volta do ano 35 da nossa era viveu no Império romano um homem chamado Saulo. Ele era um homem muito mau que perseguia os cristãos, os colocava na cadeia ou os matava com muita crueldade. Lucas, o médico evangelista, no livro que conhecemos como Atos, registra esta história:
(pode ser lido na Bíblia) “Saulo não parava de ameaçar cruelmente de morte os seguidores do Senhor Jesus. Ele foi falar com seu chefe, o Grande Sacerdote e pediu autorização para ir até as igrejas da cidade de Damasco...”
... Mas, como Os pensamentos de Deus não são como os pensamentos dos homens, e ele também não age como os homens ...
 “... Na estrada, quando Saulo já estava perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele, e ele caiu no chão”.

... Após alguns minutos, Saulo se levanta do chão onde havia caído e abre os olhos, mas não pode ver nada, estava cego. Então os que estavam com ele o pegaram pela mão e o levaram até a cidade de Damasco ...


Cena I

Acendem-se as luzes na casa de Judas.

Judas -            Tadeu! Escute! Estou ouvindo vozes... Algo de anormal está acontecendo na cidade.
Tadeu - Calma, meu Pai! Eu não ouvi nada. Deve ser impressão tua. Você está muito preocupado com as perseguições que sofrem os nossos irmãos em Jerusalém.
Judas -            Não é isso. Eu realmente ouvi vozes assustadas na praça.
Tadeu - Não deve ser nada, e além do mais, a esta hora do dia? O sol está claro e todos devem estar trabalhando e não criando tumultos no meio da rua.
Judas -            Você tem razão filho; talvez eu esteja mesmo excessivamente preocupado. (Levanta-se nervoso) Tenho recebido notícias terríveis dos que estão em Jerusalém. Não sei como podem perseguir tanto aos que só desejam o bem à humanidade! Até mulheres e crianças estão sendo assassinadas sem perdão.

Batem à porta. Judas fica assustado

Judas – Quem será? Vai atender à porta filho.

Tadeu vai atender. Entram Hermas e Saulo que está sujo e com roupas rasgadas.

Hermas - Por favor, minha boa gente, precisamos de ajuda. O nosso amigo está muito mal.
Saulo - Hermas, onde estamos? Não enxergo nada. Estou cego, cego para sempre! (Cai ao chão e suplica): Que os céus tenham misericórdia de mim!
Judas - (Ajudando Hermas a levantá-lo) Mas o que houve? O que podemos fazer para ajudá-lo?
Tadeu - Deitem ele ali, por favor. (mostra a esteira no chão).
Hermas - (Depois que Saulo deita-se na esteira) Foi algo terrível, senhor! Mas eu não gostaria de lembrar, pois pode fazer mal ao meu amigo.
Saulo - (Levantando-se aos tropeços) Não, Hermas! É maravilhoso recordar! Eu ... meu nome é Saulo de Tarso.
Judas e Tadeu (surpresos) - Saulo de Tarso?
Judas -            O perseguidor dos cristãos? Mas como pode ser isto?
Saulo - Sim, eu vinha para Damasco com as mais terríveis intenções.
Hermas - Queríamos acabar com os cristãos da cidade.
Tadeu - Pois fique sabendo que também somos cristãos.
Hermas - Estávamos a caminho desta cidade, Saulo teve uma visão e uma luz fortíssima o cegou.
Saulo - E uma voz que dizia: “Saulo! Saulo! Por que está me perseguindo? Eu sou Jesus a quem você persegue”. Nunca vou esquecer aquela luz e aquela voz ... Meu Deus, como esquecer?  Como ...?
Hermas - Depois a voz mandou que nó entrássemos na cidade, onde seria dito a Saulo o que deveria fazer.
Saulo - (chorando) - “Senhor, Senhor, o que tu quer que eu faça”?
Judas -            Acalme-se, meu amigo. Tadeu traga um pouco de pão, ele deve ter fome também. Já íamos almoçar agora.
Saulo - Não, eu não quero comer, não posso... Algo de estranho e magnífico está acontecendo dentro de mim!

Alguns Líderes da sinagoga batem à porta

Lid. – Judas, somos cristãos, deixe-nos entrar.
Judas - (meio espantado) O que vocês querem?
Lid. – Saulo está aqui?
Judas – Está, está sim. (plantado à porta não deixando os visitantes entrarem).
Lid – Foi o que ouvimos. Sofonias, seu vizinho, nos contou que encontrou com dois fariseu aqui agora a pouco.
Judas – É ... Sofonias é um bom homem.
Lid. – Viemos dar as boas vindas a ele e ouvir o que ele tem a nos dizer. Nos deixe entrar?
Judas - Bem, tenho uma notícia ruim, durante a viajem ele ficou doente.
Lid - Doente? Qual o problema dele?
Judas - Os olhos, tem um problema nos olhos.
Lid - Certo, então é por isso que Sofonias achou ele meio estranho.
Judas – Então você percebe que não é um bom momento para visitas.
Lid. - Você Judas é muito bondoso, dê a ele nossas saudações.

Apagam-se todas as luzes.


Cena II

Narrador - “E Saulo esteve três dias cego, e durante esse tempo não comeu nada e nem bebeu ...”

Acendem-se as luzes. Saulo está atirado sobre a esteira no chão.

Judas - Não pode mais continuar assim, Saulo. Você vai morrendo aos poucos... Precisa comer alguma coisa.
Tadeu - Sim, você está todo o tempo em oração e jejum. Mas você precisa se lembrar de sua própria vida.
Saulo - Minha boa gente! Como pude ser tão estúpido?
(pensativos)
Judas – Saulo, eu minha esposa e meu filho vamos à sinagoga, e depois das orações, vou oferecer preces por você.
Saulo – Judas, não vá.
Judas – Porque?
Saulo – Fique em casa para atender à porta. Um homem virá a minha procura.

Judas sai a procura de vinho, trás um copo para Saulo que recusa. Alguém bate à porta. Judas, de susto, deixa cair o copo e se abaixa para pegar. Mais duas batidas e Tadeu vai atender.

Ananias - (falando de fora bate à porta) É um cristão. Abram por favor!
Judas - Quem será?
Saulo - É Ananias.
Judas - (para Saulo) – Conhece Ananias?
Saulo - Não, mas o Senhor me revelou em uma visão que ele viria.
Judas – Tadeu deixe-me ver. (vai até a porta).
Ananias - (entrando) A paz seja com os irmãos.
Judas – Ananias? O que está fazendo aqui?
Ananias – Bom Sábado amigo. Há um homem de Tarso hospedado em sua casa. Vim para falar com ele.
Judas – Tarso? Ananias vai embora. Agora estou ocupado. (tenta empurrar o outro).
Ananias – Judas, não trago nenhum medo meu amigo. Só trago o Espírito Santo e uma ordem de meu Senhor.

Judas o deixa entrar.

Ananias - Este é Saulo? (Saulo se levanta).
Judas - É ele mesmo, mas como sabia que ele estava aqui?
Saulo - Seu nome é Ananias?
Ananias – Exato, e você é Saulo de Tarso.
Saulo – Judas, este é o homem.
Ananias - Irmão Saulo, o Senhor Jesus que apareceu na estrada quando você viajava, me mandou aqui para que você recupere a visão e fique cheio do Espírito Santo para falar as boas novas dos cristãos.

Ananias coloca a mão sobre a cabeça de Saulo que se ergue e começa imediatamente a ver. Judas e Tadeu estão desconfiados, a um canto observando e gesticulando entre si. Ananias desenrola a faixa que Saulo tem na cabeça e vai dizendo;

AnaniasVocê Saulo é um instrumento de Deus para levar o nome dele aos gentios e os reis, e também para os filhos de Israel. (Olha meio de lado para Judas que abaixa a cabeça).

Saulo, rindo, abraça Ananias.

Saulo - (alegre) - “Louvado seja, Jesus maravilhoso! Glorificado e exaltado seja o teu santo nome! Estou agora em tuas mãos para que uses a minha vida como achares melhor. O teu grande amor penetrou a minha alma; esse amor que eu tanto demorei a compreender! Usa-me como teu instrumento, Jesus! Sei que sou indigno da tua presença em mim, mas estou arrependido de tudo o que fiz, e agora estou disponível para ir onde quer que você me mandares. Obrigado, Senhor. Amém”.

Ananias busca um recipiente contendo água. Saulo Ajoelha-se.
(A partir desse momento Saulo passa a ser Paulo)

Ananias – Paulo, eu te batizo em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Paulo – Jesus Cristo é o meu Senhor. Amém.

Paulo – E como foi que Jesus falou contigo Ananias?
Ananias – Ele me disse, Ananias, apronta-te e vai até a rua Direita, na casa de Judas, e procure por um homem com o nome de Saulo. Ele é de Tarso.
Paulo - E aí?
Ananias – Aí eu disse, mas senhor, muitos falam desse homem, ele fez muitas maldades em Jerusalém com os que crêem no Senhor. E eu ainda disse, ele veio aqui para prender os que te adoram. Mas o Senhor disse; “Vai Ananias, este homem eu escolhi para anunciar o meu nome aos judeus, para os reis e também para os filhos de Israel que não acreditam em mim”. E Cristo ainda disse que vai mostrar a ti Saulo, tudo o que você ainda vai sofrer por causa de Cristo.

Judas cabisbaixo vai saindo pelo outro lado, pois ainda não acredita em Paulo. Os outros vão entrando enquanto conversam. Som.


Cena III

Luz de uma lâmpada e Paulo sentado sobre um criado mudo. Entra Judas. (projeção de sombras)

Judas – O criado sobre o qual está sentado, ele pertence à minha mulher ...
Paulo – (com olhos fixos em Judas) Judas, há uma coisa que você precisa saber.
Judas – O que?
Paulo – Jesus, o Jesus de Nazaré, aquele que foi crucificado há dezoito meses. Ele está Vivo.

Judas se curva, e num gesto meio nervoso começa a enfiar as coisas de Paulo numa sacola de couro.

JudasPelo amor de minha esposa, preciso que me devolva este quarto e este criado-mudo. Por favor certifique – se de que nada que seja seu seja esquecido na minha casa quando sair. Você Paulo, você é o perseguidor dos cristãos, está se fingindo para depois nos prender e jogar na prisão.
Paulo – Judas, foi o próprio Jesus que veio ao meu encontro na estrada. Deus o ressuscitou dentre os mortos. Isso faz toda a diferença.
Judas – Vá Paulo, vá.

Paulo põe-se de pé e olha Judas de cima a baixo. Judas continua agachado.

PauloJudas de Damasco, você foi para mim como um Pai ...

Judas se levanta e enfrenta Paulo olho no olho. Entrega a sacola e diz;

Judas – Vá.


            Apagam-se as luzes.

Narrador – “Saulo de Tarso, que passa a ser chamado de Paulo, permaneceu algum tempo em Damasco com os seguidores de Cristo. Mas muitos, assim como Judas Damasceno, não acreditaram que ele também agora era seguidor de Jesus”.


Cena IV

            Uma Sinagoga. Paulo em posição de orador gesticulando e falando. Um grupo de pessoas o está assistindo. Entre eles está Judas, Tadeu e os dois líderes da Sinagoga.

Paulo - Jesus Cristo é o filho de Deus, sim aquele homem que foi morto a um ano e meio, esse mesmo, ele ressuscitou ...

            O discurso vai diminuindo o volume até ser abafado pela conversa;

Lid. 1 – Não é este o homem que estava matando todos os seguidores de Jesus?
Lid.  2 – Foi ele que veio até aqui para levar os cristãos aos chefes dos sacerdotes.
Judas – Não consigo acreditar que ele pode ter se convertido.
Lid. 1 – Deve estar se armando contra nós.
Lid. 2 - E faz isso tentando ser igual a nós e nos enganar.

Paulo – Jesus Cristo, o mesmo que esteve aqui e viveu entre vocês, aquele a quem vocês todos seguiam e seguem ainda hoje por causa da fé de vocês. Esse homem é o Cristo prometido por Deus aos antepassados de vocês. Ele está vivo e foi ele que se encontrou comigo no caminho quando eu vinha para esta cidade. Uma forte luz me deixou cego e meu amigo e companheiro Hermas foi quem me trouxe até a cidade. Judas Damasceno que está aqui com vocês me recebeu em sua casa, pois eu estava cego (Personagens 1 e 2 olham para Judas que abaixa a cabeça). Ananias me curou, Cristo me disse que ele me curaria ...

Lid. 1 – Judas você recebeu esse homem em sua casa? Você não teve medo de que ele fosse te levar preso?
Judas – Sim eu o recebi, porque ele estava cego e precisava de ajuda.
Tadeu – por um momento acreditamos nas palavras dele. O que ele diz a respeito de Jesus Cristo é a mais pura verdade e vocês sabem disso.
Lid. 2 – Sim ele diz coisas muito bonitas a respeito de Jesus.
Lid. 1 – Mas como podemos ter certeza de que não é uma farsa?
Judas – Ele parece muito convencido do que diz.
Lid. 1 – Não podemos permitir que continue nos enganando, vamos prendê-lo.
Tadeu – Vocês não podem fazer isso...
Lid. 2 – Agora não, porque isso vai causar muito tumulto.
Lid. 1 – Ora vai me dizer que está acreditando nele. Vamos trancar as portas da cidade e não o deixaremos sair.

            Apagam-se as luzes.

Narrador - Algumas pessoas de Damasco resolveram que iriam prender Paulo e que o matariam. Mas a mensagem que ele pregava, se tornava cada vez mais poderosa. E as provas que ele mostrava de que Jesus era o messias eram tão fortes que muitos acreditaram nelas. Judas Damasceno foi uma dessas pessoas que se convenceram de que Saulo havia sido transformado.


Cena V

            Casa de Judas. Ou mesmo cenário anterior.

Judas – Paulo, os lideres dos judeus querem te prender e matar porque não acreditam que Jesus realmente falou contigo.
Tadeu – Eles acham que você quer nos enganar para depois nos jogar na prisão.
Judas – Por isso você precisa fugir da cidade.
Paulo – Mas como vou fazer isso se a cidade está sendo vigiada de dia e de noite?
Judas – Nós vamos te ajudar a fugir.
Tadeu – Mas como?
Judas – Ainda não sei, mas estou aqui pensando ...
Tadeu – Nenhuma saída está aberta.
Judas – Já sei ... os murros da cidade.
Tadeu – Mas são altos ...
Judas – Uma corda, amarramos uma corda no alto do murro e Paulo desce por ela.
Paulo – Boa idéia, assim poderei ir para Jerusalém e viver lá com os irmãos na fé.


Paulo abraça os dois e agradece por tudo. Saem pelo corredor central olhando desconfiados para não serem notados. Apagam as luzes do Palco e entra o Narrador.

Narrador – Paulo foi para Jerusalém onde se juntou aos seguidores de Jesus Cristo e andou por todas as parte naquela cidade e, pelo poder do nome do Senhor, ele anunciava corajosamente o Evangelho. E a Igreja ficava cada vez mais forte e crescia em numero de pessoas com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus. Paulo foi um dos maiores Apóstolos de todos os tempos. Ele anunciou o Evangelho de Cristo a praticamente todas as cidades do Império Romano. Graças a ele e a tantas outras pessoas que falam e testemunham a respeito de Cristo sem medo, a Palavra do Evangelho salvador de Cristo é levada a todo o mundo. Mas isso apenas graças ao Senhor Jesus que apareceu no caminho de Damasco e mudou os rumos da história para sempre...



Peça inspirada do livro “Paul, A Novel” (O livro de Paulo) de Walter Wangerin. Adaptado para o grupo Cultural Força Jovem.
Elvio Nei Figur. Marechal Cândido Rondon. Verão de 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário