sábado, 2 de maio de 2015

DAVI E GOLIAS

HISTORINHAS DA BÍBLIA – DAVI E GOLIAS

Autor: Adaptado por Liane Haacke
Tema: Infantil – Culto dia das crianças
Personagens: Mãe, Pedrinho, Davi, Golias, Narrador, Deus, Saul, Irmão, Samuel, Jessé.
Tempo aproximado: 40 a 50 minutos
Sinopse: Mãe conta a história de Davi e Golias para Pedrinho, em outro palco a história é encenada como aconteceu.

Abertura do Culto

Pastor – Invocação.
Oração pelas crianças do mundo, do Brasil, cidade e nossas crianças luteranas.
               

Narrador: Hoje, juntamente com nossas crianças, vocês vão viver e reviver a história de Pedrinho e um grande herói de nossa Bíblia.
Hoje o culto é em homenagem a elas e é para elas. Que cada um possa, neste instante se entregar ao que ainda resta de criança dentro de cada um de nós e viver a fé verdadeira como a mais pura criança pode faze-lo. Somente crer, sem ver............

Na escola onde Pedrinho estudava, as aulas de educação física eram várias, eles faziam todo o tipo de exercícios, mas também praticavam um esporte coletivo por semestre. No primeiro semestre, tinham jogado futebol, e foi muito legal, porque todo o mundo sabia um pouquinho e o jogo ficava bem disputado. Agora que já estávamos no segundo semestre, todos tinham que jogar futebol, Pedrinho estava se saindo muito bem, e tinha sido escolhido o capitão do time, ele jogava como armador e coordenava todas as jogadas, só que a sua classe ia ter um jogo com uns meninos um pouco mais velhos e bem maiores que os da sua classe e Pedrinho sabia que não ia ser nada fácil.

Pedrinho: Mãe, eu sou o capitão do time de futebol da minha classe e preciso de uma estratégia de jogo para enfrentar meninos maiores, eles já estão contando vantagem dizendo que a gente não vai marcar nem um pontinho, será que você pode me ajudar?

Mãe: Ah meu filho, vocês não devem ficar chateados se perderem o jogo, afinal vocês são mais crianças e mais pequenos, mas se fosse a técnica do time, e u faria duas coisas. A primeira, porquê meu coração está aflito, eu estou com medo, eu faria uma oração, para Deus acalma-lo, e mostrar a direção certa.

Pedrinho – Vamos fazer mamãe?

Oração pedindo perdão, e para Deus acalmar nossos corações muitas vezes aflitos, deixando-nos cegos, sem podermos ver a direção.

Após a oração...

Pedrinho - ... e a segunda coisa ?!?!

 Mãe - eu contaria para os seus companheiros antes do jogo a história de Davi e Golias.

Pedrinho: Eles eram de um time de futebol?

Mãe: Não, Davi e Golias é um história da Bíblia que está no primeiro livro do profeta Samuel e fala do pequenino Davi que derrotou o gigante Golias.

Pedrinho: Oba, essa história me interessa. Mas.... posso chamar meus amigos???

Mãe – Mas é claro Pedrinho.

Pedrinho sai gritando.
Pedrinho – Ei pessoal, venham comigo que minha mãe vai contar uma história muito legal.

Entram as crianças. Sentam-se ao redor da mãe.

Pedrinho – Mãe fala para eles.

Mãe – A história é de Davi e Golias. É uma história da Bíblia que está no primeiro livro do profeta Samuel e fala do pequenino Davi que derrotou o gigante Golias .

Pedrinho – Viu pessoal, legal né????

Mãe: Então prestem bastante atenção. Em Israel havia um certo rei cujo nome era Saul, que tinha sido escolhido pelo povo para reinar sobre todos, porém, Saul não se comportava de maneira como Deus determinava e era um rei muito desobediente, então o senhor deus chamou o profeta Samuel e disse.

Deus: Samuel, chega de ficar com pena de Saul, ele tem errado demais, não respeita os meus ensinamentos e não quero que ele continue reinando dessa forma sobre Israel, você vai ter que falar com ele.

Mãe: Samuel era o representante de Deus na terra, por isso devia ser escutado e respeitado sempre por qualquer um até pelo próprio rei, então Deus continuou dizendo.

Deus: Vá a casa de Jessé e peça para ver os seus filhos porque Eu escolhi um deles, que um dia será o novo rei, este filho de Jessé reinará sobre o meu povo, não se preocupe com a sua aparência porque enquanto os homens se preocupam com as aparências, Deus olha apenas para o coração.

Mãe: Quando Samuel chegou na casa de Jessé, conheceu sete dos seus filhos, os mais bonitos e fortes que ele possuía. Jessé estava ansioso para saber qual dos seus filhos tinha sido escolhido, mas Samuel olhou para ele e disse.

Samuel: O Senhor Deus não escolheu nenhum deles, você não tem mais nenhum filho?

Mãe: Jessé falou que possuía mais um filho, mas ele era muito pequeno e só ficava cuidando das ovelhas, então Samuel disse.

Samuel: Pois então mandem buscá-lo, vamos... depressa...

Mãe – Enquanto Jessé vai buscar Davi, vamos cantar uma música. Vocês conhecem

­­­­_______________________________________________________________________________

Mãe – Acho que Davi já chegou, vamos continuar nossa história.

Mãe: Quando Samuel olhou para aquele menino ruivo e pequeno, ouviu a voz do papai do céu que lhe falou.

Deus:É este mesmo o escolhido, derrame azeite sobre ele e consagre-o, pois este menino será o salvador do povo de Israel.

Mãe: Samuel apanhou o vaso de azeite e derramou na cabeça do pequeno Davi. A partir daquele momento o Espírito de Deus esteve com Davi.

Pedrinho: Puxa. Eu também sou tão pequenino pra jogar futebol, bem que o Espírito de Deus podia estar comigo também no jogo de amanhã.

Mãe: Pedrinho, o Espírito de Deus está com todos os que vivem de acordo com o que Ele ensinou. E quem tem consigo o Espírito de Deus, tem também a sua força. Bom, mas voltando a nossa história... Passados alguns dias, Davi foi convidado para estar no palácio com o rei Saul para ajudar o rei. O problema do rei Saul era que como ele não estava de bem com os ensinamentos de Deus, ele se sentia atormentado e como Davi sabia tocar lira muito bem, quando ele tocava o rei se acalmava.
Davi foi quem escreveu o livro de Salmos, que está na Bíblia. Pegue a Bíblia lá e vou mostrar-te um lindo Salmo que Davi cantava para o rei Saul e o acalmava, e também serve para acalmar nossa alma nos dias de hoje.

Pedrinho pega a Bíblia e dá para a mãe.

Leitura do Salmo feita por _________________________________________________

Convida a comunidade para acompanhar a leitura do Salmo 23.

Terminada a leitura continua a encenação.

Pedrinho – Isto me  lembra uma musiquinha. Meu bom Pastor é Cristo.

Mãe – Isto mesmo Pedrinho. Vamos lá.

Os dois começam a cantarolar.

Pedrinho -  Vamos junto pessoal.

Cantam com as crianças.

Mãe – Vamos todos cantar ? (convida a comunidade)

Depois da música retorna-se para a encenação.

Pedrinho – Mas e daí mamãe, Davi ficou para sempre cantando para o Rei Saul?

Mãe – Vamos ver....

Imediatamente entra a fala de Saul.

Saul: Gostei muito deste jovem Davi, quero que ele fique perto de mim e cuide das minhas armas, ele será o meu escudeiro.

Mãe: Mas nada estava tranqüilo no reino de Saul. Ele e o povo de Israel estavam prestes a entrar em guerra contra os filisteus. Os filisteus eram um povo bem mais alto e mais forte e havia naqueles dias um homem muito grande, que era o maior entre todos. Esse homem enorme se chamava Golias e era um guerreiro muito forte e arrogante, além disso, Golias tinha armas especiais de guerra, sua lança era de ferro, o seu escudo era de bronze e ele tinha uma armadura também de bronze que cobria todo o seu corpo.

Pedrinho: Nossa, pelo menos os meninos mais velhos só vão estar de tênis, calção e camiseta.

Mãe: Ainda bem, né Pedrinho. Mas veja a arrogância de Golias, o gigante Golias parou na frente do exército de Israel e desafiou o exército de Saul inteiro dizendo.

Golias fala para a comunidade.

Golias: Escolham alguém entre vocês para guerrear comigo. Se ele me ferir e eu perder a luta, nosso povo servirá a vocês, mas se eu vencer, vocês todos estarão presos para nos servir para sempre como escravos.

Mãe: Saul e todo o povo de Israel tremeram de medo por causa daquele gigante, aliás todos tremiam toda vez que ele falava e o gigante continuou gritando.

Golias: Vamos lá. Escolham alguém para lutar comigo. (gargalhadas)

Pedrinho: Xiiiiiii mãe, mas se eles não eram tão enormes que nem o gigante Golias, quem iria lutar defendendo o povo de Israel?

Mãe: Ah, você já vai ver. Bem, continuando a nossa história, Jessé tinha mandado seus três filhos mais velhos para a linha de combate e como estava preocupado com eles, pediu a Davi que deixasse um pouco de cuidar do rebanho e fosse até lá levar um pouco de comida para eles no acampamento. Davi então deixou o rebanho com um vigia, apanhou suas coisas e partiu. Quando chegou ao acampamento o exército já tomava suas posições para iniciar a guerra. Neste momento, o gigante Golias, guerreiro dos filisteus, foi de novo pra frente das tropas e fez o mesmo desafio.

Golias – Hoje eu vou contra as tropas de Israel, onde está um homem para lutar contra mim?

Mãe - Davi perguntou a seu irmão o que estava acontecendo e ele disse a Davi.

Irmão: Está vendo aquele gigante, pequeno Davi, ele lançou um desafio a Israel, e o rei Saul disse que quem o ferir terá todas as riquezas do reino, se casará com sua filha e será o salvador de todo o povo de Israel.

Mãe: Davi ouviu tudo isso e ficou bastante enfurecido e perguntou ao irmão.

Davi: Quem esse gigante pensa que é pra insultar o exército do Deus vivo?

Irmão: Pequenino Davi, você não devia estar cuidando das ovelhas ao invés de vir aqui só para falar e assistir a batalha?

Davi: E por acaso é proibido falar?

Mãe: E dizendo isso, Davi deu a sua opinião a várias outras pessoas do exército,(começa a falar para a comunidade) até que suas palavras chegaram ao conhecimento do rei Saul, que mandou chamá-lo.

Saul: Davi, porque você anda por aí brincando com as palavras do gigante filisteu?

Davi: Ninguém deve perder a coragem diante desse tal de Golias, eu vou enfrentar esse filisteu.

Saul: Você não poderá vencê-lo, porque é apenas uma criança enquanto ele é um guerreiro perigoso desde a juventude.

Davi: Pois quando estava na casa de meu pai, leões e ursos vinham tomar as ovelhinhas do meu rebanho e eu os feria e os matava. E assim será com esse gigante. Ele está desafiando o exército do Deus vivo. Deus me ajudou contra ursos e leões e também vai me ajudar contra este gigante.

Saul: Então vá, será você o nosso guerreiro e que Deus esteja com você.

Pedrinho: Ihhh, então agora não tem mais jeito, Davi vai ter que lutar com Golias, que nem a minha classe vai ter que jogar futebol com aqueles grandões. E aí o que aconteceu? O gigante Golias esmagou Davi?

Mãe: Nada disso. Depois Saul vestiu Davi com roupas de guerra, deu para ele seus escudos e suas armas preparando-o para a batalha, mas Davi disse.

Davi: Eu não agüento com todo esse peso, eu não consigo nem andar! Eu vou pegar meu cajado, meu estilingue e algumas pedras e só.

Pedrinho – Xiiii! Coitadinho de Davi, o gigante vai amassar ele.

Mãe – Você quer dizer coitado de Golias. Davi era pequeno, tinha somente um estilingue e algumas pedras, mas ele tinha maior arma. Quer saber qual ?

Leitura do evangelho, feito por _____________________________

A comunidade é convidada para ficar de pé para a leitura do evangelho, que será feita em conjunto.

Após leitura, retorna a encenação.

Pedrinho – Acho que estou entendendo. É mamãe você tem razão, coitadinho de Golias. Mas continua mamãe.

Mãe: Então Davi, indo para o local do desafio, olhou para o gigante e o gigante o desprezou por ser muito jovem, pequeno e por estar desarmado.

Golias: Hahahahaha... Por acaso eu sou algum cachorro pra você aparecer aqui com paus e pedras? Hahahahaha... Vem, vem que eu vou fazer você virar comida de urubu e carne para leões.

Davi: Venha contra mim com espadas e seu escudo que eu vou contra você em nome do Senhor dos exércitos apenas com a minha fé e hoje mesmo eu vou lhe derrotar e arrancar a sua cabeça, assim todos saberão que não é pela espada e nem pela lança que Deus dá a vitória.

Mãe: Golias começou a caminhar na direção de Davi. O gigante parecia ir ficando cada vez maior conforme ia chegando mais e mais perto. Então Davi puxou da sua sacola uma pedra e com a sua atiradeira mirou bem entre os olhos de Golias e ... pum... acertou na testa. A pedra ficou encravada no gigante que caiu de cara no chão. O barulho da queda do gigante foi enorme, toda a terra tremeu.. Quando os filisteu viram que o seu campeão estava morto, ficaram apavorados, perderam toda a arrogância e fugiram como galinhas assustadas. Os homens de Israel então soltaram um grito de guerra. Ahhhhhh, foram atrás deles e os derrotaram, e todo o povo passou a amar Davi que tinha derrotado o temido Golias e salvado o reino de Israel.
Esta história lembra uma bela música. Vamos cantar ????

“EU DO MEU REI SOU SOLDADO”. – cantam com a comunidade.- normal.

Mãe –  Vamos cantar como soldados de Jesus que nós somos?. Vamos lá todos de pé.

A mãe canta ensinando os gestos para todos.

Após a música , quando todos estiverem em seus lugares, retorna a encenação.

Mãe – É filho, E foi assim que um menino muito pequenininho derrotou alguém que era muito mais forte que ele.

Pedrinho: Oba, já entendi tudo, quer dizer que nós é que vamos ganhar o jogo contra os grandões.

Mãe: Não senhor, quer dizer apenas que quando estamos do lado do Papai do Céu, nos tornamos grandes guerreiros e somos capazes de realizar coisas que, sem a ajuda de Deus, parecem até impossíveis.

Pedrinho: Mas você acha que a gente vai ter alguma chance? Mesmo que seja uma chance pequenininha como o pequeno Davi?

Mãe: Eu acho que não vai ser fácil, mas um jogo de futebol não é nenhuma guerra e não é o destino de todo um povo que vai ser decidido nessa partida, então se vocês perderem, não fiquem tristes, aprendam com a derrota e também sejam amigos dos seus adversários.

Pedrinho: Bom, pelo menos eu não tenho mais medo de fazer feio amanhã. Vou enfrentar o desafio e vou jogar o melhor que eu puder, como fez o menino Davi. Se a gente perder, eu não vou ficar muito triste, mas se a gente ganhar...

Mãe: E se vocês ganharem o que vai acontecer?

Pedrinho: Se a gente ganhar, eu vou pôr o nome do time de “Os Davisinhos do Futebol”.

Mãe: É isso aí. Ahahahaha....

Narrador: O resultado do jogo do Pedrinho só sai amanhã, mas todos nós precisamos conhecer essa bela história contada pelo profeta Samuel, cheia de coragem e confiança em Deus. E quando nos sentirmos pequenininhos diante dos nossos problemas, sempre é bom lembrar que o menino Davi derrotou o gigante Golias e salvou o seu povo tendo como arma apenas seu amor ao Papai do Céu.


Oração feita por um pai e uma mãe – confiança em Deus na educação dos filhos, diante dos gigantes do mundo.   _______________________________________________


Benção final:

Todas as crianças, coralzinho e as outras que estiverem no culto, lá na frente. E toda comunidade estende a mão sobre elas, e é fala a benção direcionada à elas. (projeção)

             Que ......

Música Final    _________________________________________

FIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário