sábado, 2 de maio de 2015

ACOMPANHADOS POR DEUS!

ACOMPANHADOS POR DEUS!

Autor: Elvis Girardi Nerich
Tema: Natal.
Personagens: Neta, Vovó, Narrador, Crianças, Anjo, Maria, José, Pastores.
Tempo aproximado: 1:30h com as músicas.
Sinopse: Programa de Natal enfatizando o lema da IELB para 2009 – Acompanhados por Deus. Vovó escreve carta para neta falando que não se sente sozinha, então conta a história do natal e de alguns personagens em particular.


Pastor – Queridos e estimados irmãos em Cristo,
Uma boa noite a todos. Nesta linda noite de véspera de Natal queremos refletir com base no tema da IELB para o ano de 2009: “Acompanhados por Deus!”, que terá a ênfase nos singulares.
Convido vocês para nos colocarmos em pé e falarmos com o nosso Deus em oração:


Oração

Querido Deus e amado Pai, nós te agradecemos por estarmos reunidos em teu nome para celebrarmos mais um programa de Natal. Agradecemos-te por nos teres enviado o teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, pois o dia de Natal é o cumprimento de tua promessa de que nos enviaria Emanuel – Deus conosco. Jesus esteve conosco aqui na terra onde cumpriu a lei em nosso lugar e morreu pelos nossos pecados na cruz para assim nos oferecer o perdão, vida e salvação, mediante a fé em Cristo.
Pedimos que o teu Espírito Santo se faça presente e aja em nós pela tua Palavra. Pedimos também que tudo corra bem para o crescimento do teu Reino entre nós. Que esta comemoração seja para a glória do teu nome.
Em nome de Jesus. Amém.


I PARTE – Os Sábios;

“Todos” podem ser Acompanhados por Deus



Pastor – Jesus não só foi o Emanuel, como ele é e sempre será Emanuel – Deus conosco, por isto Jesus estará sempre ao nosso lado e sempre estaremos ACOMPANHADOS POR DEUS!
Cantamos o hinos______________

HINO (Congregação):

Após o hino as luzes são apagadas e o refletor é aceso iluminando a entrada interna da Igreja, por onde entrarão quatro crianças correndo. As crianças, que são irmãs, correrão na direção do altar e entrarão na sacristia, como se fosse a porta de sua casa. O refletor acompanha elas e fica iluminando a porta da casa. As crianças receberam uma carta da vovó e querem lê-la para o papai e para a mamãe. Diz a criança mais velha enquanto corre para a porta da casa:

Neta – Papai, mamãe, nós recebemos uma carta da vovó!

As crianças entram pela porta. A porta da sacristia pode ser decorada como se lembrasse a porta de uma casa. Uma estrutura simples de papelão pode simular duas vigas ao lado da porta com um telhadinho por cima. Uma guirlanda pode estar presa na parte superior da porta, como é de costume nas casas cristãs.
A criança mais velha começa a ler a carta depois que os quatro irmãos já entraram.

Neta – Como já é de costume vou ler a carta da vovó...

Cruz Machado, 18 de Dezembro de 2008.

Queridos netinhos,
Dirijo esta carta principalmente a vocês porque o meu filho Pedro já conhece todas estas minhas velhas histórias e minha nora... digo filha, porque é para mim como filha, também já conhece algumas delas.

Neste momento a voz que lê a carta é alterada pela própria voz da vovó. A criança (neta) pode ler junto com a vovó as primeiras palavras da próxima linha, até a palavra Natal, e daí em diante segue a vovó.

Vovó – Imagino que esta carta deva chegar próximo ao dia de Natal e quero aproveitar esta dada tão importante para lhes falar algo sobre a minha vida.
Há alguns dias atrás falei com o pai de vocês e ele me disse que vocês estavam tristes porque a vovó vivia sozinha já há tanto tempo, desde que o vovô foi chamado para estar com Jesus.
Queridos netinhos, não fiquem tristes, pois a vovó não está triste e também não está sozinha, assim como nunca esteve. Tanto a vovó como vocês somos ACOMPANHADOS POR DEUS!
A história do Natal é muito própria para nos mostrar como Deus sempre esteve presente com o seu povo. Como sei que vocês gostam de histórias vou lhes contar a história do Natal e também outras histórias e lembranças que ainda estão “vivas dentro de mim”.
Sempre gostei muito do canto das crianças no Natal. Parece que há um brilho diferente nos olhos delas... ou talvez sejam os meus olhos que as vejam diferentes neste período. Lembro-me uma vez quando cantaram, na Igreja, uma música que falava sobre__________

Quando a vovó lê: “vivas dentro de mim” as crianças já podem começar a se posicionar no altar. Após a vovó terminar de descrever a música as luzes do altar são acesas e as crianças cantam.

Música Crianças:

As luzes do altar são desligadas. O refletor é aceso e apontado para a entrada interna da Igreja. Seis crianças (podem ser as bem pequenas) entram pelo corredor central do templo carregando uma grande estrela de Davi, dourada, cada criança segurando uma das pontas. As crianças param com a estrela ao lado da casa onde está Maria, José e o Menino.
Os magos orientais começam a entrar, assim que as crianças param ao lado da casa.

Vovó – Certa vez esta música serviu para a entrada dos Sábios do Oriente. Eles eram chamados de sábios, pois eram estudiosos. Tão sábios que perceberam que havia uma estrela diferente no céu. Era a estrela que anunciava o nascimento do Rei dos Judeus. Essa visita dos sábios aconteceu, talvez, uns dois anos depois do nascimento de Jesus (Mt 2.7,16), quando Maria, José e o menino já estavam morando em uma casa (Mt 2.11), entretanto ainda na cidade de Belém (Mt 2.8).

Os magos chegam até a porta da casa (que está sobre a estrebaria) e se prostram um a um em forma de adoração a Deus. A quantidade de sábios é indiferente, pois a Bíblia não a menciona. É provável, entretanto, que eles vieram em uma grande comitiva, pois esta chamou a atenção de todo o povo e do próprio Herodes.

Vovó – Os sábios adoraram o menino Jesus reconhecendo que o menino era Deus. Isto é muito importante meus queridos, porque os sábios não eram do povo de Deus. Isto nos ensina que Jesus veio para salvar todos os povos e todas as pessoas. Deus deixou isto ainda mais claro, quando enviou o apóstolo Pedro ao centurião romano chamado Cornélio.

A luz do refletor é apagada e o Data Show projeta o vídeo com a história de Cornélio. Enquanto isto o TNT que cobre a estrebaria, formando a casa, é retirado, ficando apenas a estrebaria.
Todos se retiram.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO


Narrador: Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chama Italiana...
A narração pode ser feita com o áudio dos CDs da SBB: “A Fé Vem Pelo Ouvir”. A imagem inicial pode ser escura e aos poucos ir clareando e aproximando-se de uma foto da cidade de Cesaréia.



Após o vídeo o Data Show é desligado, as luzes do altar são acesas e o pastor fala:

Pastor – O Coral da Congregação canta a música________

Coral – Música

 

II PARTE – O Nascimento;

Deus vem nos Acompanhar em Cristo



As luzes do altar continuam acesas. Entram as crianças que farão a leitura das promessas.

Vovó – Haviam vários textos do Antigo Testamento que profetizavam o nascimento do Messias.  Alguns dos que me lembro são os seguintes:

Criança 1.1 – “Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel.” Isaías 7.14

Criança 1.2 – “Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei crescerá, e haverá paz em todo o seu reino.” Isaías 9.7a

Criança 1.3 – “As bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre. No seu grande amor, o Senhor Todo-Poderoso fará com que tudo isso aconteça.” Isaías 9.7b

Criança 1.4 – “Trarei de volta dos países distantes todos os que estiverem vivos e farei deles uma nação poderosa.” Miquéias 4.7a

Criança 1.5 – “Eu, o Senhor, reinarei no monte Sião, e, daquele tempo em diante e para sempre, eles serão novamente o meu povo.” Miquéias 4.7b

Criança 1.6 – (Pergunta:) “Será que para o Senhor há alguma coisa impossível?” Gênesis 18.14

Criança 1.7 – “Ó Senhor, meu Deus, com o teu grande poder e com a tua força, fizeste o céu e a terra. Nada é impossível para ti.” Jeremias 32.17

As luzes do templo são acesas.

Pastor – A congregação canta o hino___________

HINO (Congregação)

As luzes são todas apagadas e o refletor projeta a luz no altar.
Entra Maria por uma das sacristias e logo em seguida entra o anjo Gabriel.

Anjo Gabriel – Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.

A reação de Maria deve ser de grande preocupação, insegurança admiração e medo quanto ao significado destas palavras que indicavam que uma grande missão seria realizada por intermédio dela. Talvez possa dar um passo para trás e ficar com os olhos arregalados, boca entreaberta e expressão de preocupação.
Depois de uns 5 segundos o anjo continua:

Anjo Gabriel – Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.

Maria – Isso não é possível, pois eu sou virgem!

Anjo Gabriel – O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.

Maria – Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!

O anjo se retira e Maria fica.
Entram as crianças e começam a brincar (silenciosamente) de roda em volta de Maria. A idéia com as crianças em volta de Maria é representar o que Maria diz no v.52: “Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes”. Os pequeninos aqui simbolizam os humildes.
O Refletor aponta para Maria e as crianças.


O Cântico de Maria


O Data Show é ligado e imagens da natureza são projetadas.
O áudio do Cântico de Maria (Lc 1.46b-55) é reproduzido conforme interpretação da SBB, em “A Fé Vem Pelo Ouvir”


O Data Show é desligado.
Maria se retira.
As luzes do altar são acesas e as crianças cantam.

Música Crianças: Chegou o natal (é uma sugestão) do CD Filhos do Rei – Coral Luzeiros

As luzes do altar permanecem acesas.
O refletor ilumina a entrada pelo corredor, por onde entrarão José e Maria. A presença de um(a) asno(a) para levar Maria é opcional. É provável que Maria, estando para dar a luz, não tenha andado a pé este trecho, pois eram mais de 120Km.
Maria e José entram, conforme a descrição da vovó.

Vovó – Quando chegou a época que Deus havia escolhido o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. Então todos foram se registrar, cada um na cidade de origem de seus antepassados. Por isso José foi da cidade de Nazaré, na região da Galiléia, para a cidade de Belém, na região da Judéia, pois o rei Davi havia nascido na cidade de Belém e José era descendente de Davi. Naquela época, quando não existiam as facilidades de hoje, viajar mais de 120 Km como eles fizeram, era algo difícil, principalmente para uma mulher grávida... foi uma longa viagem. Quando eles chegaram em Belém, chegou também a época de Maria ter neném. Como não havia lugar para eles na pensão eles improvisaram um lugar em um estábulo (ou gruta que servia de estábulo). Maria deu a luz o menino mais lindo do mundo, enfaixou-o e deitou-o em uma manjedoura. Era o menino Jesus, o Rei dos Judeus, o Salvador do mundo. Era Emanuel, que significa: Deus conosco.

Pastor – O coral da congregação canta a música__________

Coral – Música

O Coral se retira.
As três primeiras fileiras de luzes do templo são acesas.
Entram as crianças segurando as folhas com as letras.
Serão 33 folhas (a idade de Cristo quando deu a vida por nós). Dependendo do número de crianças que tivermos cada uma pode segurar duas folhas. Se conseguirmos as 33 crianças para cada uma segurar uma folha, melhor.
As crianças mostram primeiramente para a congregação o que está escrito na cor vermelha. Depois de uns 12 segundos elas simplesmente viram as folhas e a congregação pode ser o que está escrito na cor azul. A fonte pode ser tamanho 670, orientação Retrato.
Uma sugestão para o dia de Natal é que uma professora controle a entrada das crianças pela lateral do templo. As crianças entram em fila e outra professora vai lhes dando a folha na ordem certa e no primeiro sentido (com o vermelho para a congregação). Assim não se tem a necessidade de colocar as crianças em ordem antecipadamente e outras crianças, mesmo não tendo participado dos ensaios podem participar deste momento sem maiores complicações.

Frente
N
a
s
c
e
u

E
m
a
n
u
e
l

E
l
e

é

D
e
u
s

C
o
n
o
s
c
o
D
e
u
s

v
e
m

n
o
s

a
c
o
m
p
a
n
h
a
r

e
m

C
r
i
s
t
o
Verso

As crianças saem. José, Maria e o menino Jesus continuam na estrebaria.


III PARTE – Os Pastores;
É por graça que somos Acompanhados por Deus


As luzes são acesas.

Pastor – A congregação canta o hino________

HINO (Congregação)

As luzes do templo são apagadas e as do altar permanecem acesas.
Entram algumas crianças vestidas de pastor de ovelhas. Cada uma pode trazer duas ovelhas, uma debaixo de cada braço. As ovelhinhas podem ser de pelúcia, almofada, papelão, EVA, ou o que for possível.
Assim que as crianças chegam no altar elas podem ficar fazendo carinho em suas ovelhas.
Entra o anjo.
Quando o anjo entrar os pastores ficarão muito assustados. Inclusive eles podem se abraçar e gritar (já que, na verdade, são crianças).

Anjo – Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês – o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.

Neste momento entram pelo corredor central quantas crianças pudermos colocar, vestidas de branco. Elas são os outros anjos.
Estes anjinhos correm até o anjo que deu a mensagem e liderados por ele dão uma volta em torno dos pastores e se retiram pelo corredor central.
O refletor acompanha a saída dos anjos e quando elas passam do mezanino o refletor é apontado para os pastores e acompanha os movimentos destes.
Após o anjo dar a sua mensagem, durante a entrada das crianças, começa uma música de fundo que só é desligada quando os anjos se retiraram.

Música de FundoAlgo que expresse o cântico dos anjos que renderam Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem Deus quer bem!

Um dos Pastores de Ovelhas – Vamos para Belém, para conhecer o Salvador.

Os pastores saem do altar, pelo corredor central, com as suas ovelhas e vão até a entrada do templo. Lá deixam rapidamente suas ovelhas e voltam pelo corredor central até a estrebaria, onde encontram o menino Jesus, Maria e José. E lá ficam os pastores.

Vovó – Meus netinhos queridos, que notícia boa que os anjos deram para os pastores de ovelhas! A notícia do Salvador do mundo. Jesus nasceu e as promessas de Deus foram cumpridas. Jesus obedeceu toda a lei em nosso lugar e morreu na cruz para perdoar todos os nossos pecados. Deus nos promete que todos os que confiam em Jesus como o seu Salvador têm a vida eterna. Talvez os pais de vocês já lhe falaram porque Deus mandou anjos primeiro para os pastores de ovelhas. Eles eram pessoas pobres e humildes. Eles não se consideravam pessoas importantes e nem ficavam esperando que as outras pessoas lhes tratassem melhor do que alguém. Ao contrário disto, muitas vezes eles eram discriminados por serem pobres e por lidarem com animais e ficarem cheirando mal. Quando Deus enviou os seus anjos primeiro para eles Deus nos ensinou que tudo o que recebemos dele é graça. Assim como os pastores achavam que não mereciam nada especial, também nós devemos nos colocar diante de Deus reconhecendo que tudo o que Deus nos dá ele nos dá porque nos ama, e não porque nós merecemos. A fé que Deus colocou no coração de vocês é um presente de Deus. Por isto é por graça que somos ACOMPANHADOS POR DEUS. Jesus é o maior e mais maravilhoso presente que Deus poderia nos dar. E nós somos enviados por Deus para contarmos ao mundo que Jesus nasceu e que ele é o Salvador do mundo e todo o que tiver fé em Jesus, tem a vida eterna. Não somos melhores do que as outras pessoas, mas, pela graça de Deus, nós somos ACOMPANHADOS POR DEUS, e queremos contar para as outras pessoas que elas também podem ser ACOMPANHADAS POR DEUS.

A luz do altar é apagada.
O Data Show é ligado e é projetada a história.

Os Mendigos

Dois mendigos estão procurando comida no lixo. Cada um se retira para um lado. Um deles enquanto andava é abordado por um senhor.

Senhor – Olá. Não se preocupe, não quero repreende-lo. Quero que você olhe por esta porta.

Este homem lhe chama e lhe mostra uma mesa com muitos alimentos e então lhe convida para comer com ele.

Senhor – Quero lhe convidar para participar desta refeição comigo. Eu preparei comida suficiente para muitas pessoas e quero convidar você para estar comigo.

O mendigo hesita e não quer acreditar, mas o senhor o convence que isto tudo é para ele e é de graça. Então o senhor lhe pergunta

Senhor – Você conhece mais alguém que gostaria de comer estes alimentos? Se conhece mais alguém pode convidar, pois há alimento aqui para muita gente.

Mendigo – Eu tenho um amigo, que também é mendigo.

Senhor – Então vá chamá-lo. Diga-lhe que a mesa já está posta e eu estou esperando.

Então o mendigo sai a procura de seu companheiro. Logo o encontra e o convida para a refeição. O amigo não quer acreditar, mas a fome é tanta que decide seguir o primeiro. Logo estão novamente na presença do senhor que os convida a sentar-se à mesa e a comer. Eles comem com muita vontade e o senhor se alegra com o que vê.

Estória inspirada na ilustração do professor Pastor Paulo Flor.


O Data Show é desligado e o refletor projeta luz na porta da casa (não do estábulo)

Vovó – Nós somos como um mendigo que sabe onde tem comida. É assim que nós falamos de Jesus para outras pessoas, pois tanto nós como elas, precisam ter fé em Jesus para serem salvas. E os que têm fé em Jesus estão sempre ACOMPANHADOS POR DEUS. Meus netinhos a vovó não está sozinha e nunca esteve. Vocês nunca estarão sozinhos, porque Deus sempre estará acompanhando vocês. Este será o tema de nossa Igreja no próximo ano.

As luzes do altar são acesas e entram as crianças menores para recitarem os seus versinhos.

Criança 2.1 – Acompanhados por Deus!

Criança 2.2 – Todos podem ser acompanhados por Deus!

Criança 2.3 – Deus vem nos acompanhar em Cristo!

Criança 2.4 – É por graça que somos acompanhados por Deus!

Vovó – Meus queridos, Deus acompanha os singulares:
Sejam eles idosos sozinhos ou jovens sozinhos;
Sejam singulares por estarem longe dos outros ou por estarem sozinhos em meio à multidão;
Sejam singulares por se sentirem diferentes dos outros ou por se sentirem esquecidos.
Sempre somos ACOMPANHADOS POR DEUS.
Diante de Deus cada um de nós é membro de um grande corpo, composto por todos os cristãos e ao mesmo tempo é singular quanto a fé, pois Deus deu a fé para cada um dos cristãos e cada um, cada pessoa singular, é salva pela sua fé.

As luzes do templo são acesas.
Entram todos os personagens que participaram do programa e se param no altar para cantarem de mãos dadas o hino Noite Feliz com a congregação.
O texto do hino Noite Feliz é projetado pelo Data Show.

Pastor – Queridos em Cristo, convido a todos para ficarem em pé e de mãos dadas cantamos o hino Noite Feliz, para encerrarmos este programa de Natal.

HINOS (Congregação) – Noite Feliz



Nenhum comentário:

Postar um comentário