sábado, 2 de maio de 2015

COM A FORÇA QUE CRISTO ME DÁ, POSSO ENFRENTAR QUALQUER SITUAÇÃO

COM A FORÇA QUE CRISTO ME DÁ, POSSO ENFRENTAR QUALQUER SITUAÇÃO

Filipenses 4.13
Autor: Pr. Saymon Gonçalves
Personagens: Lidia, Personagem 2, Personagem 3
(Personagem 2) esta em sua casa, recebe a visita da (Personagem 3):
Personagem 2: Oi amiga, que bom que você veio, como você esta?
Personagem 3: Eu estou bem,quer dizer, na mesma, os mesmos problemas de sempre. Mas meconta, o que você queria tanto falar comigo?
P2: Eu estou cansada
P3: tira férias!
P2: Não. Não é só cansaço físico, to cansada de tudo, da vida. Não tenho animo pra mais nada.
P3: que isso menina, você é tão nova, e já desse jeito!
P2: É sério, são tantos problemas. Mas o pior é o Mario, ele está bebendo muito, todo dia, chega do trabalho,nem tira a roupa do serviço, vai direto para o bar, com os “amigos de copo”, ai fica lá. Chega em casa, tarde da noite, bêbado, sem tomar banho, dorme lá na sala, sujo. No outro dia acorda como se nada tivesse acontecido. A gente quase não conversa mais, nosso relacionamento sinto que já esta esfriando. Não sei mais o que faço.
P3: É complicado.
P2: Outro dia a Lidia veio aqui em casa, me disse um monte de coisas, ler a Bíblia, estudar, fazer devoções, ir na Igreja. Mas como isso vai me ajudar? Não tenho animo pra nada.
P3: Olha amiga, não é só você, eu também tenho meus probleminhas, os filhos, não tem aquele ditado: “filho criado, problema dobrado”, pois é. A Luana só que saber de sair, ficar, não me respeita, não me ouve. O Junior, aquele puxou o pai, grosso, deixa a gente falando sozinha.
P2: por falar nisso, tem quanto tempo que você se separou do Cesar?
P3: vai fazer 3 anos agora em Junho. Como está difícil! Mas a gente não passava um dia sem discutir, todo di era briga.
Toca a campainha (Lidia chega)
P2: Bom dia Lidia!
Lidia: Bom dia! Obrigado pelo convite. Como vocês estão?
P3: a Lidia a gente esta falando dos problemas, dificuldades, contas a pagar.Sabia que a casa cresce?
P2: Como assim? Que história é essa?
P3: Quando a gente se casa, a gente só vê o quarto do casal, a cama, é só amor, só Love... uma lua-de-mel que não acaba... mas depois de um mês, a gente descobre que essa casa tem geladeira, tem dispensa, tem água encanada, , tem luz elétrica... é tanta conta pra pagar que acaba a inspiração para a lua-de-mel...
Lidia: Hummm!
P3: Deixa pra lá. Você entendeu o que falei.
P2: Mas você Lidia, não tem problemas com isso NE, você esta sempre feliz, sempre disposta, sua família é maravilhosa, seu marido compreensivo, seus filhos uns amores, você faz tanta coisa .
P3: até arruma tempo pra trabalhar na igreja! Que cargo você tem agora?
Lidia: Secretária da congregação e professora da escolinha bíblica.
P2: Como você agüenta tudo isso?
P3: A menina, com a família que ela tem, ela arruma tempo de sobra pra tudo isso.
Lidia: Vocês duas estão muito enganadas. A minha vida não é nada fácil, La em casa tem problemas também. La também tenho contas a pagar, muitas, alem das que você falou, tem a faculdade da Fernanda, o financiamento que o Roberto fez. Depois que ele perdeu o emprego, e não conseguiu outro devido a essa crise, ele colocou os joelhos no chão, pediu orientação a Deus e agora abriu o seu próprio negocio, dá pra pagar as despesas. E vocês pensam que isso não tira o nosso sono, a gente ta lá, no limite, mas sempre deixando nas mãos de Deus, trabalhando como se tudo dependesse da gente, e orando como se tudo dependesse de Deus.
P2: Poxa vida, que bacana!
P3: Lidia, e aquelas suas dores, você foi ao médico?
Lidia: Fui, o médico disse que é serio o problema, mas tendo cuidado e fazendo o tratamento certinho vamos superar,
P3:Lá na sua igreja o pastor não cura?
Lidia: Ai, Ai. Deus, por meio do pastor oferece algo melhor, que cura física, oferece cura espiritual, lá recebo o perdão dos meus pecados. Pois sem isto, jamais herdaria a salvação.
P2: Mas Lidia, eu não consigo entender, como você, com todos estes problemas,sempre esta bem disposta e alegre? Não dá pra entender! A gente, antes de você chegar estava aqui reclamando da vida. Eu mesma estou muito desanimada, triste. Mas você, ta ai feliz! Eu só fico feliz, quando vou dar um passeio, quando o Mario comprou o carro novo, quando reformou a casa e quando ele me compra uma roupa nova ou sapato novo.
Lidia: Amiga, problemas, todas nós temos. A questão é onde nós depositamos nossa confiança. La na igreja, temos o departamento de servas, são as mulheres que se reúnem a cada 15 dias para estudar a Biblia, nós estamos estudando o livro de Filipenses para o nosso congresso, aproveito e faço o convite para as duasé ótimo, começa na sexta e vai até o domingo, tem palestras, oficinas, muito bate-papo, comunhão com as irmãs, a gente vê uma mulherada, faz amizades, troca idéias experiências, é muito gostoso. Ah! Esse ano vamos comemorar 30 anos de congresso no nosso distrito, vai vir ate a presidente nacional, lá do sul do pais, o nome dela é Juliana... ah, tem um sobrenome difícil que eu não sei falar.
Lidia: Bem, mas o que quero dizer é o seguinte, estudando o livro de Filipenses, aprendemos muito pra nossa vida. E lá tem um versículo que inclusive é o versículo do tema da igreja para este ano: Fp 4.13: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.”
P2: Interessante, fala mais um pouco.
Lidia: Pra gente entender, a profundidade destas palavras, a gente precisa saber uma coisa, o livro de Filipenses é uma carta que Paulo escreveu, ele estava preso na cadeia, correndo o risco de ser morto, sua culpa, era pregar Jesus Cristo como Salvador.
P3: Nossa, que absurdo!
Lidia: o mais interessante que Paulo tinha tudo pra reclamar da vida, afinal ele tava preso na cadeia, correndo o risco de ser morto. E ele escreve uma carta motivando a Igreja de Filipos e a todos os cristãos a ficarem alegres.
P2: Mas como Lidia, ficar alegre com tantos problemas?
Lidia: A alegria que Paulo fala não é alegria passageira. É a alegria de estar unido com Cristo, sempre!
P3: Você esta dizendo pra gente sempre ficar alegre? Não entendo.
Lidia: Existe a alegria passageira, quando nós depositamos nossa confiança nas nossas forças, e bens materiais, em pessoas. Mas a verdadeira alegria está em Jesus, pelo que ele fez por nós, morrendo na cruz para nos dar a salvação, e unidos a Ele temos todos estes benefícios, é isso que deixa a gente alegre.
Lidia: Vocês conhecem o Salmo 23, não é?
P2: claro, tenho La na minha sala num quadro.
Lidia: Pois é, no final daquele Salmo Deus diz assim: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” Ouviram? Deus vai estar conosco sempre, todos os dias da nossa vida, e depois disso habitaremos na Sua Casa, no céu.
P2: Eu nunca prestei atenção nisso! Que coisa linda é saber que Deus está conosco.
Lidia: Tem mais, Jesus disse no evangelho de João cap.10 que é o Bom pastor e que dá a vida pelas ovelhas e Ele conhece as ovelhas, conhece profundamente. Então irmãs, ele conhece cada uma de vocês, todos os seus problemas, dificuldades, tristezas, anseios, desilusões, fracassos, mas conhece também nossos sucessos, nossos esforços. Jesus sabe tudo o que precisamos.
P3: Olha amiga, você me fez refletir na vida, passou um filme aqui dentro...
Lidia: amigas, Deus diz na sua palavra: Sl 37.5: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.”
P2: Amiga, a carga é pesada, tem dia que a gente não sabe mais o que fazer, é muito problema...
Lidia: amiga, Jesus diz pra gente nessas horas: Mt 11.28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”
(P2 Se emociona)
Lidia: (passa a mão na cabeça da amiga) Que isso amiga? Se alegre no Senhor. Nele nós temos força. Ele dá a força que precisamos para enfrentar qualquer situação. Confie Nele, na alegria ou em momentos difíceis, confie Nele.
P3: Amem!
Lidia: Amiga, posso fazer uma oração?
P2: Pode sim.
(as amigas se dão as mãos)
Lidia ora: Bondoso Senhor! Nosso querido Pai do Céu. Que bom saber que conheces todas as coisas, conhece nossas vidas profundamente, e sabe o que precisamos. Sabe nossas fraquezas, nossos deslizes, conhece nosso coração, nosso pecado. Por isso pedimos perdão. Pedimos sua ajuda. Derrame sobre nós o Espírito Santo, para que tenhamos forças para enfrentar as situações, qualquer situação. Que possamos estar sempre unidas a ti, Senhor, por intermédio de Jesus Cristo. Cuide de nossos lares, nossos filhos, nossos esposos, que a tua Paz nos oriente, que o teu amor nos guie, que as tuas Palavras estejam sempre vivas em nós. Quando pensarmos que não tem mais jeito, não tem mais solução, possamos estar seguros em teus braços, protegidos e abençoados. Pai, obrigado pro tanto amor, obrigado por estar sempre conosco, com tua bondade e tua misericórdia. Obrigado por nos dar esta certeza. Mantenha e aumente nossa fé em ti. Isso nós pedimos em nome de Jesus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário