sábado, 2 de maio de 2015

A VIDA DE JÓ

A VIDA DE JÓ

NARRADOR: Há muito tempo atrás na terra de Uz morava um homem chamado Jó (Jó de joelhos e curvado). Jó era um homem muito rico, considerado o mais rico do Oriente, e mui fiel a Deus.
JÓ: Ó SENHOR Deus Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra, a ti devo louvores e glórias para sempre. Grande é a tua misericórdia, infinito é o teu amor, os teus milagres para com nós pecadores não tem fim. Obrigado Senhor por ser um homem abençoado, saudável, possuidor de uma família, enfim um homem feliz. (Jó fica novamente curvado)
NARRADOR: Jó tinha 7 filhos e 3 filhas. Os filhos de Jó realizavam muitas festas, iam as casas uns dos outros, e davam banquetes cada um por sua vez, (Jó ergue-se lentamente, enquanto os filhos entram dançando, após os filhos sairem, Jó volta a orar)
JÓ: Ó SENHOR, Deus de Abraão, Isaque e Jacó. A ti peço perdão pelos meus pecados, clamo por misericórdia. Intercedo Senhor, para que perdoes os pecados de meus filhos, tenha compaixão deles e perdoe todo e qualquer pensamento impuro que tenha passado por suas cabeças. Dê-nos força, perseverança e humildade para não cairmos em tentação. Amém. (Jó curva-se no palco)
(Música. Entra Deus, após entram anjos e entre eles Satanás)
DEUS: Satanás, de onde vem?
SATANÁS: Estive dando uma volta pela Terra, passeando por aí, (observando os homens)
DEUS: Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom como ele. Ele me teme, ele procura não fazer nada que seja errado.
SATANÁS: (anda ao redor de Jó) (Aháhh! Também, nem poderia ser diferente, ele tem tudo) Será que ele não faz tudo isso por interesse próprio? Afinal tu não deixas que nem um mal aconteça a ele ou a sua família. (Aliás, Jó é o homem mais rico na terra.) Eu tenho certeza que se tirares tudo o que é dele, ele vai te amaldiçoar, e te tratará sem nenhum respeito.
DEUS: Pois bem. Faça você o que quiser com tudo o que é de Jó, mas ouça: “Não faça nenhum mal a ele mesmo”. (Deus e seus anjos retiram-se do palco, onde permanece Jó em seu lugar de origem e Satanás atrás. Satanás eleva os braços, enquanto homens de preto entram e envolvem Jó)
NARRADOR: Enquanto os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, na casa do irmão mais velho, (começou a desgraça de Jó,) chegou a sua casa um dos seus empregados.
EMPREGADO I: (entra triste, cabisbaixo) Meu Senhor, trago uma notícia triste.
JÓ: Pois fale.
EMPREGADO I: Os Sabeus nos atacaram de repente, enquanto estávamos arando a terra, e levaram tudo. Mataram todos os homens (à espada), somente eu consegui escapar. (entra o outro)
EMPREGADO II: Uma incrível tempestade! Raios caíram do céu e mataram todas as ovelhas como também os pastores. Somente eu consegui escapar. (entra o outro)
EMPREGADO III: Meu Senhor, três grupos de caldeus nos atacaram, roubaram os camelos e mataram à espada os empregados. Somente eu escapei. (os três saem enquanto chega mais um dizendo)
EMPREGADO IV: Os teus filhos e filhas estavam em uma festa na casa do teu filho mais velho. A casa caiu com um forte vento. Todos morreram. (Jó profundamente entristecido joga-se no chão, rasga as roupas e grita)
: Eu nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O SENHOR o deu, o SENHOR o tirou, louvado seja o seu nome, louvado seja meu Deus. (Jó ajoelha-se no local de origem)
(NARRADOR: Assim, apesar de tudo o que havia acontecido, Jó não pecou, nem pôs a culpa em Deus.) (entra primeiramente Deus, após os servidores e entre eles Satanás)
DEUS: De onde você vem vindo?
SATANÁS: Estive passeando pelo mundo, andando por aqui e por ali.
DEUS: Você viu o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e tão honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada de errado. No entanto, você me convenceu, e eu o deixei desgraçar Jó, embora não houvesse motivo para isso. (Mesmo assim, ele continua firme e sincero como sempre.)
Aquela vez você me convenceu e eu deixei você desgraçar ele, embora não houvesse motivo para isso. Mesmo assim ele continua fiel como sempre.
(Satanás anda ao redor de Jó)
SATANÁS: Ora, ora, ora! (É só mexer com ele pra ver o que acontece.) [É só dar-lhe algumas doenças que eu quero ver se ele não vai vacilar.] (Ninguém se importa em perder tudo) [As pessoas não se importam de perder tudo], desde que conservem a própria saúde e vida. Se machucar-lhe o corpo(atacando sua saúde,) certamente te amaldiçoará.
DEUS: Pois bem. Faça o que quiser com Jó. [Mas não o mate.] (Só não tire a vida dele)
(Deus e os anjos saem do palco, onde fica Jó e Satanás atrás. Satanás ergue os braços e homens de preto entram, envolvem-no e levam-no)
NARRADOR: E Satanás fez com que o corpo de Jó ficasse coberto de feridas horríveis dos pés a cabeça. Sentado em um monte de cinzas, com um caco de barro começou a se coçar. (entra a esposa de Jó) (caminha desesperada) (no fundo gritos de dor)
NARRADOR: Onde Jó estava havia dor, choro, desgraça.(Jó entra mancando). As coisas não eram mais como antes. Até mesmo a mulher de Jó, vendo o que aconteceu, pediu que Jó amaldiçoasse a Deus e depois disso, morresse. Mas apesar de tudo isso, Jó não pecou, e continuou fiel a Deus. Jó tinha três amigos: Elifaz, Bildade e Zofar. Eles ficaram sabendo das desgraças que haviam acontecido a Jó e combinaram fazer-lhe uma visita. (os amigos entram pela frente)
ELIFAZ: (apontando para Jó) Vejam! Aquele é Jó?
ZOFAR: Não, aquilo é um mendigo! (aproxima-se)
ELIFAZ: Sim, aquilo é Jó. (os três começam a lamentar e gritar de tristeza, aproximando-se sentam ao lado de Jó sem falar nada)
NARRADOR: Este silêncio permaneceu durante 7 dias até que Jó falou:
JÓ: Maldito seja o dia em que vim ao mundo. Porque não nasci morto? Já não aguento mais tanto sofrimento.
ELIFAZ: Jó você pode ficar ofendido, mas eu tenho que falar. Puxa vida, você deu forças a muita gente e agora que é a sua vez de sofrer, você fica assim sem coragem. Se eu fosse você entregaria meu problema a Deus.
JÓ: O que sou eu para que o Senhor olhe para mim? Por que não deixas que eu tenha um momento de sossego? Se eu pequei, o que foi que eu te fiz?
Estou sofrendo demais. Ó Deus porque não perdoas o meu pecado, por que não tiras a minha vida?
BILDADE: Para com isso Jó! Será que Deus faria o que não é direito? Se aconteceu isso com os seus filhos, é porque com certeza eles fizeram muitas coisas erradas. Mas, se você é mesmo justo, Deus vira logo ajudá-lo e lhe dará de volta tudo aquilo que você perdbeu. Deus não abandona os justos e nem ajuda os maus.
JÓ: Reconheço a imensa sabedoria de Deus. Mas não entendo porque Deus me castiga tanto assim. Além disso, como pode um mortal como eu, provar a Deus que tenho razão? Quem pode discutir com Deus? Ele pode fazer perguntas que não somos capazes de responder. Ninguém pode desafia-lo. Ó Deus! Para de me castigar! Não me enchas de medo com os teus terrores!
ZOFAR: Pare Jó! Olha, gostaria que Deus falasse e lhe desse sua resposta. Assim você veria que ele lhe está castigando menos que você merece. O céu não é limite para Deus e mesmo assim, você não é capaz de chegar até lá. Jó! Abandone o seu pecado e você verá: viverás sem sofrimento e poderás novamente andar de cabeça erguida!
JÓ: Zofar! Faça perguntas para os animais e você verá que até eles são capazes de ensinar! Todas essas criaturas sabem que foi a Mão de Deus que os fez. Escutei tudo o que disseram, mas, será que aquilo que vocês dizem é de fato verdadeiro? Eu não sou menos que vocês! Vocês disfarçam sua ignorância com mentiras, são como médicos que não curam. Estou pronto para arriscar a minha vida. Pronto para defender a minha causa, pois, sei que tenho razão, mesmo sabendo que, se Deus questionar sobre quem se atreve a discutir com ele, terei de ficar calado e morrer! Deus! Por que te escondes de mim? Por que me tratas como inimigo?
ELIFAZ: Jó! Você está falando assim por causa do seu pecado, pois, ninguém que é sábio falaria coisas fúteis como as que você está dizendo. Eu não preciso te acusar Jó, pois, as suas próprias palavras já te acusam.
BILDADE: Jó, por que você não fica quieto? Essa sua raiva, só está te ferindo. Além disso, você pensa que por que está brabo, o mundo vai virar um deserto, ou então, acha que por sua causa, as montanhas irão mudar de lugar?
JÓ: Até quando vocês vão me ferir com suas palavras? Será que vocês não sentem vergonha por me tratarem tão mal assim? Vocês pensam que são melhores do que eu e que a minha desgraça está provando que sou culpado. E, mesmo que eu fosse, será que isso prejudicaria vocês? Mas olhem para mim! Minha mulher não me quer mais, os meus amigos, as crianças que passam zombam de mim. Mesmo assim, ainda que minha carne esteja podre e a minha pele comida pela doença, sei que meu redentor vive e que no fim, ele virá me defender.
ZOFAR: Jó! Você me deixou perturbado e as suas queixas são um insulto! No dia em que a ira de Deus se derramar sobre os maus, tudo que eles tem será destruído, pois, essa é a recompensa que Deus guarda para os maus ( Essa última fala está em Jó 20. A próxima sessão pertence a Jó 32 em diante)
ELIU: Esse tempo todo fiquei quieto em sinal de respeito, pois, vocês já são idosos e eu ainda sou jovem. Pensei que a voz da experiência, iria trazer coisas sábias, mas, nem sempre os velhos sabem o que é certo. Por isso, agora eu irei falar, e, peço que me escutem, pois, nenhum de vocês conseguiu convencer Jó e nem responder as suas dúvidas. Creio que ouvi, você Jó, dizer que é inocente, que não fez nada errado, e que Deus ataca-te sem motivo. Mas você não tem razão. Tu não podes dizer que é inocente, pois tu é humano, que pecas e que por si próprio não consegue nada. Jó eu te digo que mediante o sofrimento e a desgraça, Deus lhe visa o bem. Além disso, você pode sempre orar a Deus, pois Deus sempre te ouvirá. Somente Ele tem resposta para as suas perguntas, pois, ele é o Criador!
DEUS: Jó, as suas palavras só mostram a sua ignorância. Quem é você para por em dúvida a minha sabedoria? Se és valente responda-me: “Onde é que você estava quando criei o mundo? E quem foi que fez as medições? Você é capaz de fazer as coisas que eu faço? Você já pensou que Eu, o Todo Poderoso, poderia ter te criado como um hipopótamo ao invés de ter te feito ser humano?
JÓ: Ó Deus Eterno, eu não sou nada, o que poderia eu dizer. Prefiro ficar calado. Com certeza, já falei demais.
DEUS: Por que fizeste isto Jó? Tentaste provar que sou injusto, que sou culpado e você inocente? Será que a sua força pode ser comparada com a minha?
JÓ: Eu reconheço, o Deus Eterno que para ti nada é impossível. Tu me perguntas como me atrevi a por a tua justiça em dúvida. Fiz isto porque falei de coisas que não entendia. Profundamente envergonhado e arrependido estou. Só resta-me pedir-te perdão. Por favor, me perdoe!
DEUS: Elifaz! Estou muito irado com você e com seus dois amigos, pois, vocês não falaram a verdade a meu respeito, como o meu servo Jó falou! Embora vocês tenham me deixado zangado, não irei os castigar. Por isso, peguem sete touros e sete carneiros e ofereçam a mim em sacrifício. O meu servo Jó orará por vocês e ouvirei a oração dele.
(Jó cai de joelhos e Deus lhe estende a mão enquanto homens de branco entram e envolvem-no)
NARRADOR: E depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Senhor lhe deu em dobro tudo o que antes ele havia perdido: saúde, riqueza, família. O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter 14.000 ovelhas, 6.000 camelos, 2.000 bois e 1.000 jumentas. Também foi pai de sete filhos e três filhas. No mundo inteiro, não houve mulheres tão lindas como as filhas de Jó. E o pai as fez herdeiras dos seus bens, junto com os seus irmãos. Depois disso, Jó ainda viveu 140 anos, o bastante para ver seus netos e seus bisnetos. (enquanto o narrador fala os homens de branco e Jó ficam de frente para o público)
FALAS FINAIS
Misericordioso e Bondoso é nosso Deus Assim como Jó, cada um de nós deve ser
Ele nos ama e nos espera Totalmente fiel a Deus
Espera pelo nosso arrependimento Fiel nas bênçãos
E quer nos dar sem merecermos Fiel na dor, no sofrimento e nas desgraças
Sua paz –seu perdão Fiel na alegria e também na tristeza
E seu eterno AMOR SEMPRE
Sempre fiel a Deus
FIM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário