sábado, 2 de maio de 2015

GRÁTIS SIGNIFICA QUE ALGUÉM PAGOU

Grupo Teatral “Força Jovem”  2014
Tema: GRÁTIS SIGNIFICA QUE ALGUÉM PAGOU
Personagens: 02 narradores; 01 balconista; 01 Pai; turma de jovens com um líder.
Cenário/recursos: uma Farmácia, cartaz contendo: Fármácia Salvador (ou Linha Brasil). Outro cartaz: dizendo: GRÁTIS UMA CAIXA DE BOMBONS, mediante uma compra de vinte Reais.  Bíblia para a leitura do texto bíblico.
Desenvolvimento:
Narrador 1: (Lê o texto de Rm 4.18-25 na Bíblia na Linguagem de Hoje).
Narrador 2: Talvez você não dê muita atenção aos anúncios classificados dos jornais.
Mas tem um aqui hoje que chama a atenção: veja o que diz: Grátis uma caixa de bombons. Quem oferece é uma farmácia. A farmácia Salvador (Linha Brasil), que fica aqui pertinho. Quem não gosta de bombons? ainda mais quando for de presente não é mesmo? Vamos ver se conseguimos esta caixa de bombons grátis.
Pai: (fazendo compras na farmácia, compra algumas coisas, paga no caixa e vai embora apresado e nao leva o brinde da caixa de bombons. O balconista tenta lhe entregar o brinde, mas ele já saiu apressado. Passando pelo grupo de jovens, cumprimenta todos e da um a atenção/carinho especial para seu filho, o Toninho. Depois vai embora.)
Grupo de Jovens: (estão sentados, conversando e o Toninho tem um jornal na mão. De repente chama a atenção dos colegas:)
Toninho: Vejam  o que esta aqui (apontano parao jornal): a Farmácia Salvador(Linha Brasil) aqui da esquina está oferecendo uma caixa de bombons grátis, (levanta e grita) Vamos nessa turma, vamos pegar essa caixa de bobons pra nós! (saem  em direção a farmácia).
Balconista: Pois não, Toninho, como vai? 0 que você deseja?
(Enquanto o Toninho tenta, dizer o que quer, outro jovem que parou para ler todo o anúncio, cutuca o Toninho e lhe mostra com o dedo todo o anúncio. Toninho se ir­rita mesmo assim diz)
Toninho: A gente veio descolar uma caixa de bombons grátis .
Balconista: Ó! Lamento muito, mas a caixa de bombons será grátis mediante uma com pra de vinte reais.
Toninho:  (diz com cara de desanimo) Ah é mesmo? ( Olha o seu jornal e outro jovem o puxa pelo braço e lhe mostra o cartaz. Retiram-se todos de cabeça baixa, desanimados. Quando estão quase na porta... )
Balconista: Ei, Toninho, Toninho, volte aqui. (0 grupo volta apressado com o Toninho á frente.)
Toninho: 0 que foi?
Balconista: Lembrei que seu Pai esteve hoje de manhã aqui e comprou mercadorias no valor de vinte e dois reais, mas ele não pegou a caixa de bombons a que tinha direi­to. Posso lhe dar uma caixa de bombons em compensação da compra de seu  Pai. Tá certo? Pois aqui está. (entrega a caixa de bonbons).
Toninho: Muito obrigado, o senhor é muito gentil! (sai vibrando com a turma e sentam à frente do palco  e ficam em silêncio até os narradores concluirem.)
Narrador 1: Isso não é incrível? Por seu Pai ter cumprido as exigências do anuncio, Toninho recebeu os bombons de graça. Pois é, da mesma forma, o amor e a misericórdia de Jesus, ao morrer na cruz, foi a exigência de Deus para que Abraão fosse para o céu, não só Abraão, mas também  você e eu. Se dependesse de nós, seres humanos jamais iríamos receber a vida eterna, o céu. Nosso pecado nos torna inimi­gos de Deus levando-nos á condenação, ao inferno.
Narrador 2: O Apostolo Paulo diz que Abraão confiou na promessa de Deus, a promessa de enviar um Salvador. Deus levou em conta esta fé de Abraão como justiça. Abraão, por natureza, não era bom. Ele era um pecador igual a todos nós mas ele acreditou com firmeza na promessa de que Deus lhe daria o perdão e a salvação, enviando um Salvador ao mundo. (Dar enfasê:) Jesus, o Salvador, veio e pagou com a sua própria vida na cruz, o valor correspondente á nossa sal­vação que nós agora recebemos de graça mediante a fé.

Narrador 1: Quando você lê um anúncio no jornal que diz GRÁTIS, você pode até achar que se trata de algum truque. Lembre-se, GRÁTIS nao significa que alguma coisa nao custa nada. Pelo contrário, GRÁTIS, quer dizer que outra pessoa pagou o preço daquilo que se oferece de graça. Graças a Deus, Jesus Cristo pagou a nossa culpa.  Cristo pagou o preço com a sua própria vida para que todos nós possamos ter de graça, o presente da vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário