sábado, 2 de maio de 2015

APRENDENDO O A B C

APRENDENDO   O    A B C
                                                      
                Personagens:   P: professor
                                       G: Guilherme
                                       D: Daniel
                                       J:  João       
                                      F:  Fritz
                                      A:  Augusto
                                      M:  Martim
Cenário:  Sala de aula ,  carteiras ,  mesa para o professor , etc.
P:  Bem  ,  meus alunos , ficai bem atentos  e aplicados , mostrando vosso  conhecimento . Prosse-guimos   na  lição de ontem.  Augusto ,  diga-me  de  que falamos ontem?
A:  Do reino  animal .
P:  Muito bem , falamos do  reino animal. E  ate  que ponto  chegamos?
A:  Ate o cachorro .
P:  Ótimo! E  quantas  classes de cachorros nós temos , hem João?
J: Nós temos... nós temos...
P:  Bem  , quantas classes nós temos?
J:  Nós temos uma classe de  rapazes e outra de meninas e o cão  pertence ao quintal.
P: Mas  Joãozinho se não me tivesses trazido um tão
gostoso assado , irias agora entrar no castigo .
F: ( entra com a cabeça enfaixada , traz um lingüiça ao professor )
P: Mas Fritz o que aconteceu ao teu olho?
F: Carlos me deu um soco ontem a noite .
P: Mas por quê?
F: Carlos não queria me dar lugar na cama .
P: Mas então ele queria mais do que a metade?
F: Não , mas ele queria a sua metade bem no meio.
P: E por que Carlos não veio? O que lhe falta?
F: As calças .
P: Bem , bem , senta . Diga-me  , Fritz , o que tem os
cães sobre a pele?
F: Pulgas.
P: Não diga besteiras. Qual é a doença mais perigosa nos cães?
F: A doença mais perigosa?
P:Não ouves?
F:É... é...é...
P: É ... a hi...
F: É a hi.
F:É a hironia , professor.
P:Bobalhão , é a hidrofobia; “ hidro”vem de água. E o que se entende por hidrofobia?
F: É quando alguém como o Augusto , gosta de tomar pinga.
P: Seu bobo. Mais uma resposta destas e vai para o canto. (entra Guilherme) Por que vens tão tarde Guilherme?
G: A raiva está na Ásia e então fomos vacinados.
P:Ontem eu disse para você que deveria saber hoje , quantos dentes têm os cães. Então , Guilherme , sabes?
G: Eu olhei ontem na boca do nosso cão  e então ele me mordeu , e meu pai disse que era melhor que o professor olhasse na boca do cão para contar os dentes .
P: Mas , Guilherme , como pode teu pai... (Augusto levanta o dedo) Então , Augusto , tu sabes?
A: Eu sei... O cão tem a boca cheia de dentes.
P: E , tu és muito bobo. Mudamos de assunto. Vejamos agora os mamíferos. João , diga-me um mamífero útil.
J:Um mosquito.
P: Bobagem.
D: O coelho.
P: Mas pôr que?
D:Por que ele põe ovos?
P: E tu , também estás pondo ovos? Presta atenção! Que animal é este:É sujo , dá grunhidos , rola-se em toda a sujeira , fuça em todos os buracos e poços , come as frutas do chão...Então... Augusto?...
A: (Dedo na boca e envergonhado)Este sou eu.
P: Não pensa Martim. Este animal é útil e caseiro , é o porco . E onde está sua utilidade?
M: (gagueja) No seu toicinho e lingüiça.
P:Certo. Mas , Martim , vocês mataram um porco semana passada e esqueceram do professor?
M: Meu pai achou que nós poderíamos comer tudo sozinho.
P: Por que choras , Martim?
M: O Augusto ri do meu gaguejar e chama-me gaguinho (chora).
P: Já pro canto , Augusto. Bem , vamos aos carnívoros. João dá-me o nome de três carnívoros.
J: Dois leões e um tigre.
P:Certo ,  os leões são animais majestosos assim como eu. Então como sou eu?
J: Convencido...
P:Seu bobo.  Augusto me dá o nome de um animal que rasteja.
A: Minhoca.
P: mais um Fritz.
F: Outra minhoca.
P:Outra que começa com “c” e é muito perigosa?
G: A cascavel.
P: Certo. Mais um Augusto.
A: A cegonha.
P:Tu não sabes nada. Quem sabe o nome de um que é cinzento e se deixa montar.
M: meu vovô.
P: Não . Eu penso no burro. As aves são de grande utilidade. O que tem vocês nos travesseiros e cobertas?
A; Percevejos e piolhos.
P; Augusto , chega de bobagens. penso nas penas . Não falamos mais no reino animal. Como dividimos a terra?
J: Em terra firme e água.
A: Mar.
P; E qual seu gosto?
D:Salgada.
P: E por que é salgada?
F;Porque tem muito bacalhau.
P: Bravo , e de que deriva o bacalhau?( Fritz levanta o dedo)Parabéns! O pequeno sempre sabe e então?
F: Vem das batatas.
P: Não , Fritz. O bacalhau vem de peixes. Qual é a forma da terra? Bem...A foram da terra é de bo...
A forma de boi com chifre.
P:Tu és uma besta. Então a forma é de ...
D: Bola.
P:Então como é a terra?
A: Redonda.
P: Ecomo queres provar???
A; Porque os sapatos sempre ficam tortos...
P:E , tu mesmo é redondo de burrice. A terra é , pois, redonda e do outro lado também mora gente. Se cavar-mos um buraco na terra , aonde sairemos no outro lado?
A:Sairemos do buraco.
P:Martim  , como sabes que a terra gira cada dia?
M:Porque eu caio todas as noites da cama.
P:Martim , diga-me quais são os afluentes do Rio Mississipe?
M;Os afluentes do  Rio

                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário